Patos de Minas 

Hospital de Campanha deve começar a funcionar até a próxima semana e poderá ter UTIs

Diretor da Unidade, Dr. Roberto Araújo, afirmou que falta chegar alguns equipamentos e materiais. Secretário de Saúde, Carlos Rezende, disse que profissionais já foram contratados.

Compartilhe!

Leito de Estabilização, com respirador, no Hospital de Campanha Foto: Lélis Félix (Triângulo Notícias)

O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio (DEM), acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Rezende, apresentaram a estrutura do Hospital de Campanha para os dirigentes da FEPAM, representado pelo presidente, Paulo Hartmann, e do UNIPAM, representado pelo reitor, Profº Milton Roberto.

O Diretor do Hospital de Campanha, Dr. Roberto Araújo, afirmou que ainda falta chegar alguns equipamentos e materiais, porém os médicos e enfermeiros já estão fazendo escalas. “Dentro de cinco, no máximo sete dias, está apto a funcionar em todo potencial dele” disse o médico.

O local conta com 26 leitos clínicos e mais quatro leitos com respiradores. Dr. Roberto, explicou a diferença dos leitos de estabilização, com os leitos de UTI. “O leito de UTI tem o mesmo material, o que acontece é que o leito de estabilização é para uso interno da unidade, caso o paciente que esteja aqui piore ele terá o suporte adequado até aguardar transferência para uma UTI. Na UTI ele tem o mesmo tratamento, só que ele pode ficar por longa data […] Não podemos receber pacientes de fora para UTI aqui dentro desta unidade, porque ela não está registrada para esse ato” esclareceu ele.

Para atender os pacientes que apresentarem parada cardíaca foram disponibilizados dois desfibriladores, equipamento capaz de fazer a reanimação.

O Secretário de Saúde, Carlos Rezende, informou que solicitou ao Estado a habilitação de nove leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital de Campanha. Segundo ele, a estrutura do Centro Clínico do UNIPAM possibilita que os leitos sejam instalados e desta forma possa reforçar o sistema de saúde no combate a pandemia da covid-19. O município possui quatro respiradores e outros cinco já foram solicitados ao Estado e podem chegar ainda nesta semana.

Sobre os leitos do Hospital São Lucas, Carlos Rezende disse que o processo de habilitação na Secretaria de Estado de Saúde e no Ministério da Saúde foi iniciado e o resultado ainda não saiu. “Nós requeremos a habilitação de 32 leitos clínicos e dez leitos de UTI”.

O reitor do UNIPAM, Milton Roberto, e o presidente da FEPAM, Paulo Hartmann, afirmaram que as instituições já eram parceiras do município de Patos de Minas. A prefeitura entrou com os recursos financeiros e os profissionais e o UNIPAM/FEPAM com a estrutura física do Centro Clínico, localizado na Avenida Marabá.

Veja nas fotos a estrutura do Hospital de Campanha:

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.