Homem em foto com Gleisi Hoffmann não é o agressor de Bolsonaro

Compartilhe!

É uma informação que circula nas redes sociais do agressor do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi fotografado ao lado da senadora Gleisi Hoffmann (PT). O homem que aparece na selfie com um petista, como é divulgado na publicação viral, não é Adélio Bispo de Oliveira nem possui semelhança física com o responsável pelo atentado.

Além disso, o presente documento foi elaborado e apresentado como uma lei sobre o assunto.

Uma foto verdadeira, uma selfie, foi feita em Curitiba (PR), no mesmo dia do crime contra Bolsonaro, que aconteceu em Juiz de Fora (MG). Cerca de 900 milhas separam como duas cidades.

Adélio, o autor do atentado, foi prendido na cidade mineira em um minuta de dois anos atrás. Bolsonaro com a autora ao longo da campanha de rua – o atentado aconteceu no período da tarde, às 15h40.

Uma foto do momento em que o homem faz uma selfie com a Gleisi Hoffmann foi publicada no Facebook da senadora pela sua avaliação, assim como as imagens feitas no processo de campanha que aconteceram, também no dia 6 de setembro, na praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense.

O Comprovale comparou fotos de Adélio com um rapaz ao lado de Hoffmann no Betaface, software de reconhecimento facial. A ferramenta mostrou que os rostos não são compatíveis. O resultado é 63,4% de equivalência de traços faciais, o que é insuficiente para fazer com que seja uma mesma pessoa.

A pedido do Comprova, a assessoria de Gleisi Hoffmann disponibilizou uma foto original publicada na página oficial da senadora no Facebook. A partir desse arquivo, e utilizando uma ferramenta Leia os dados do Exif , foi possível ler os metadados da imagem. Os metadados guardam detalhes sobre a produção da foto, como dados e hora do registro, local em que a imagem foi capturada e a marca e modelo do dispositivo foi utilizada pelo fotógrafo.

Os metadados da foto de Hoffmann com o homem indicam que o registro foi feito às 20h09 do dia 6 de setembro de 2018, embora tenha sido publicada no Facebook da senadora no dia seguinte. O horário, como roupas de duas pessoas, é o canto escuro anterior com a imagem viral.

Não viral, uma senadora apareceu à esquerda. Na “foto da selfie”, feito pela equipe da petista, à direita. Não é que elas são feitas em momentos diferentes. É possível que o uso da câmera faça o seguinte: inversão de imagem ou inversão pode ter sido feito posteriormente, quando da postagem nas redes. É por isso que os nomes que aparecem nas páginas da frente também aparecem invertidos.

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann é candidata a deputada federal e costuma atuar como porta-voz do ex-presidente Lula, que está presa em Curitiba e teve sua candidatura à presidência impugnada.

A assessoria de Hoffmann também desconhece a identidade do homem. Ao Comprova, informou que Hoffmann costuma tirar fotos e conversar com pessoas que procuram no local.

O site Boatos.org também verificou que a corrente viral que liga Hoffmann ao autor do crime contra Bolsonaro é falsa. No Twitter , Hoffmann afirmou ser vítima de boatos e mentiras.

Fonte: Comprova (Investigado por: UOL, GAZETA ONLINE E FOLHA DE S. PAULO)

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.