Literatura

História de vida de jovem diabética é tema de livro

Em “Avista: Uma História de Vida”, Luiz Henrique Gontijo traz um alerta sobre o diabetes.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Post de divulgação do livro.
Foto: João Victor Veloso

Dois anos após lançar o livro “Leve Tiros no coração”, o jornalista, formado pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Luiz Henrique Gontijo dos Reis lançará um novo livro, que recebeu o nome de Avista: Uma História de Vida.  

A obra tem 9 capítulos e traz a história da jovem enfermeira, Lisyê Kelly Bernardes Araujo, que descobriu a diabetes aos 8 anos de idade e veio a perder a visão, aos 23 anos. O livro será lançado dia 09 de fevereiro (domingo), às 20h, na Praça Santo Antônio em Tiros-MG, durante aniversário de 96 anos do município.

- Continua depois da publicidade -
Cartaz de divulgação da festa de aniversário de 96 anos da cidade de Tiros.
Foto: João Victor Veloso

“Quando você, leitor, começar a leitura desta história de vida, coloque o coração em primeiro plano. O coração leva-nos por caminhos que nunca pensávamos trilhar, leva-nos a enxergar aquilo que está escondido num pequeno detalhe e nos faz aceitar aquilo que não podemos mudar, mas que podemos trabalhar para superar. As palavras são simples, o amor de mãe está presente em cada linha. O autor de Leve Tiros no Coração, Luiz Henrique, foi bastante atento à história de vida da menina, da adolescente, da mocinha Lisyê”, diz a professora, Dáurea Pessoa Macedo.

Autor e personagem principal do livro Avista: Uma História de Vida, Luiz Henrique Gontijo e Lisyê Kelly Bernardes.
Foto: Lorena Cássia

Sinopse da obra

Design da capa do livro.
Foto: Rayane Silva

Enxergue, divise, alcance… Avista agora mesmo esta história, que mais que uma trajetória de vida, é um alerta. Tudo começa quando aos 8 anos de idade, a vida de Lisyê Kelly Bernardes Araujo, hoje com 24 anos, muda para sempre. Inúmeras aplicações de insulina, dedos das mãos deformados pelos furos, controlando a alimentação, ouvindo comentários maldosos e tentando se divertir, foi assim sua infância e adolescência até seu corpo dar sinais de cansaço.

Pensava que estar em um hospital, poderia um dia ser uma segunda casa, trabalhando, exercendo seu sonho de se tornar uma enfermeira, mas por ironia do destino, se transformou na sua primeira casa. Dias, semanas, meses se passavam… quando viria a luz do dia novamente?! A luz não chegara e hoje se adapta a uma nova vida. Medo, vergonha, com a depressão ao lado, sem amigos, como continuar?! Tendo uma nova chance para viver e uma família sempre unida.

Mesmo sem conquistar o mais quer hoje: ver a luz, você vai descobrir que existe uma esperança no fim do túnel, que mesmo com dificuldades, algo bom você pode alcançar. É preciso abrir os olhos para enxergar o que está em sua frente. Avistar mais do que aquilo que os seus olhos te impedem.

Sobre o autor

Jornalista Luiz Henrique Gontijo.
Foto: Lorena Cássia

Luiz Henrique Gontijo dos Reis nasceu em 27/01/1997 em Tiros-MG. Filho da Maria José Gontijo dos Reis e Luiz Gonzaga dos Reis, e irmão de Lorena Cássia Gontijo dos Reis, começou a construir sua história na Escola Estadual Padre José Coelho, onde concluiu o ensino médio.  Cursou Jornalismo no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Nos 4 anos de faculdade, passou por inúmeros veículos de informação, exercendo o cargo de redator. Foi assessor de imprensa na Agência Experimental Crivo. Cobriu a 19ª Festa Regional do Café em Serra do Salitre, e organizou as festas: ExpôTiros 2018, Festa do Tirense Ausente 2018 e 2019, se tornando membro da ACUSTI – Associação Cultural e Social Tirense.

No dia 09/02/18, lançou seu 1º livro: Leve Tiros no Coração. Em outubro de 2018 foi jurado do 8º Festival de Teatro de Tiros – Festeatro. No dia 06/12/19, foi um dos organizadores do concurso “Miss Tiros CNB 2020”. Já em 28/12/19, foi jurado do “Miss e Mister Infantil São Gotardo 2020” e “Miss e Mister Beleza Negra São Gotardo 2020”. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Tiros, é diretor do canal online TIROS WEB TV, redator do site umjornalistatirense.com.br, e agora autor desta obra, Avista: Uma História de Vida.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -