Hábitos saudáveis auxiliam na prevenção ao câncer

Parar de fumar reduz em 50% as chances de ter câncer.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reprodução

De acordo com estimativas do Instituto Oncoguia, 20 milhões de pessoas no mundo têm câncer. Só no Brasil, são 500 mil novos doentes por ano, sendo os cânceres mais comuns os de pele não melanoma, mama, próstata, pulmão e intestino.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), de 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais (hábitos de vida). Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão (90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco) e a exposição excessiva ao sol sem proteção, pode causar câncer de pele (o mais incidente entre homens e mulheres).

De acordo com o clínico geral e geriatra, Dr. Diogo Kallas, as pessoas com sobrepeso também estão na linha de risco para várias doenças. “Outro fator extremamente relevante para desenvolvimento de alguns tipos de canceres é a obesidade, que hoje acomete mais de 30% população brasileira”, afirma Dr. Diogo Kallas.

É muito importante adotar medidas preventivas para baixarmos este índice. “Uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas são essenciais. Devemos também evitar consumo excessivo de álcool e parar de fumar. O tratamento do tabagismo auxilia os fumantes a combater este mal, sendo eficaz em até 50% dos casos”, explica o médico.

Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente. Por isso, Dr. Diogo recomenda que todos mantenham avaliações médicas periódicas. “ A realização de exames preventivos de papanicolau e mamografia em mulheres, exame anual de próstata em homens acima dos 40 anos de idade, exame de colonoscopia em pacientes acima dos 50 anos, são medidas que devem ser consideradas de grande eficácia na detecção precoce de tumores, aumentando a possibilidade de cura”.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.