Governo de Minas Gerais lança o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de BH

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), lançou, nesta terça-feira (21/11), o Plano de Mobilidade da RMBH. O lançamento aconteceu durante a abertura da VI Conferência Metropolitana, no auditório da faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O plano começou a ser desenvolvido em 2016 por uma empresa licitada e foi entregue ao Governo de Minas Gerais, que tem 14 meses para concluí-lo. A empresa contratada realizou o levantamento e análise dos planos e projetos existentes de mobilidade e logística urbana, avaliou os sistemas viários (metroviário, rodoviário e cicloviário) e suas conexões e propôs alternativas para o transporte coletivo.

- Continua depois da publicidade -

A partir de agora, o Estado vai dar prosseguimento ao desenvolvimento de plano, tendo a participação colaborativa como uma das premissas. Por meio de pesquisas, reuniões públicas, redes sociais e canais participativos a população poderá participar e dar sua contribuição. Para o secretário de Cidades e Integração Regional, Carlos Moura Murta, a ideia é que plano incorpore soluções para os problemas de mobilidade referentes à integração das 34 cidades da RMBH.

“Desenvolver o estado de maneira sustentável e integrada é de suma importância. A conferência vem para mostrar aos municípios a importância desta integração. Estamos fazendo estudo e reuniões com os prefeitos para buscar soluções para o desenvolvimento pensando no coletivo, tendo a mobilidade como um dos pilares”, ressaltou o secretário.

O Plano de Mobilidade da RMBH ainda vai ser debatido durante o segundo dia da Conferência Metropolitana, nesta quarta-feira (22/11), onde será apresentado em detalhes. Para mais informações, acesse www.agenciarmbh.mg.gov.br/mobilidade-rmbh.

Amplo debate

A VI Conferência Metropolitana também vai discutir outros importantes temas, como o escassez dos recursos hídricos e a Nova Agenda Urbana, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro do passado. Outros temas de destaque são a Trama Verde-Azul, a Agricultura na RMBH, os Instrumentos de Ordenação Territorial e a Habitação de Interesse Social.

“Vamos discutir como podemos melhorar a nossa vida na RMBH. Não é só debater o espaço, mas também nossas vidas. Podemos aprimorar e melhorar as questões de relacionamento e consolidar a integração metropolitana. Vamos continuar o desenvolvimento sem deixar ninguém de fora e construir um futuro promissor”, destacou a diretora-geral da ARMBH, Flávia Mourão.

Mais informações sobre a conferência, inclusive a programação, estão disponíveis em www.agenciarmbh.mg.gov.br/vi-conferencia-metropolitana-da-rmbh.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -