Governo de MG anuncia medidas restritivas em cinco regiões; Patos de Minas segue sem alteração

Restrições mais severas serão aplicadas, inicialmente, nas macrorregiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

A macrorregião noroeste e a microrregião de Patos de Minas seguem na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (03/06) pelo Governo de Minas Gerais.

Também determinaram a adoção de medidas mais rígidas através de classificações em “cenário assistencial e epidemiológico desfavoráveis”. Foram classificadas, nestas condições, as macrorregiões do Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul. A determinação é fechar academias, salões de beleza, clubes, eventos, atrativos culturais e naturais. Bares e restaurantes poderão funcionar presencialmente até às 19h.

Patos de Minas, assim como a região noroeste, seguirá a Onda Vermelha tradicional, ou seja, não haverá alterações quanto às restrições. A distância de uma pessoa para a outra é de três metros. A metragem de referência é de 10 m². Eventos presenciais podem ter no máximo 30 pessoas e atrativos culturais/naturais podem funcionar com 50% da capacidade.

Cenários assistencial e epidemiológico desfavoráveis

A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

“Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. Segundo ele, o momento ainda é de incidência alta da covid-19 no estado.

Incidência e Espera por Atendimento

A combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. Em todos eles, passam a vigorar as seguintes medidas:

– Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
– Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
– Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

Ondas

O estado tem, atualmente, 11 macrorregiões na onda vermelha e três na amarela, fase intermediária do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.

Segundo dados extraídos desta quinta-feira, extraídos às 7h50, 250 pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 aguardam por internação em leitos de UTI, em Minas Gerais.

Força-tarefa

O secretário de Saúde destacou que as medidas ainda mais restritivas na onda vermelha somam-se à abertura de leitos, transferência de pacientes e às forças-tarefas que têm percorrido Minas Gerais, com monitoramento e orientações técnicas aos gestores locais para enfrentamento à pandemia.

Em maio, o grupo técnico da SES-MG esteve em Itajubá, Poço Fundo, Extrema, Três Corações, Alfenas e Passos. Em Itajubá, foram abertos 18 leitos de UTI e outros 20 para suporte ventilatório. Em Poço Fundo, foram abertos 10 leitos de UTI e, em Extrema, 10 leitos da mesma modalidade.

Estratégias para o feriado de Corpus Christi

O feriado prolongado em virtude do Corpus Christi é uma preocupação do Governo de Minas Gerais, que está intensificando as estratégias de comunicação para conscientizar a população. Neste período, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fará rondas nos municípios para reforçar, por meio de carro de som, os protocolos mais restritivos da onda vermelha.

As festas clandestinas e aglomerações com dia e hora marcada estão sendo monitoradas pela PMMG por meio das mídias sociais, uma vez que estes eventos estão proibidos na onda vermelha em todas suas gradações.

“Buscamos aumentar o entendimento da população sobre a necessidade de segurarmos a transmissão do vírus. As medidas restritivas locais são fundamentais neste sentido e é importante sensibilizarmos a população para isto”, afirmou Fábio Baccheretti.

Primeiros efeitos da vacinação

Apesar do momento ser considerado crítico, o secretário acredita que a vacinação traz esperança. Os dados mostram que tanto os óbitos como os números de casos de internação por covid-19 vêm caindo entre a população idosa vacinada, dos 70 aos 90 anos ou mais.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
4 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Perito
Perito
03/06/2021 16:33

A burrice impera nos governos desse país. Se tivessem gastado todo aquele dinheiro de “auxílios” na compra de vacinas, hoje estaria tudo funcionando e a economia saudável. FOI BURRICE.

Alguém
Alguém
03/06/2021 15:19

Tem loja aqui q teve funcionario c covid q não foi sanitizada e está usando álcool 46 liquido TB temos q ser vacinados

Eliene
Eliene
03/06/2021 14:22

Tmb sou proprietária de um Salão de beleza tmb sigo os protocolos na linha, e infelizmente não podemos pagar por esta conta por causa de aglomerações de pessoas injusta que não tá nein aí com nada. Fecha onde tem aglomerações pelo amor de Deus tá na cara onde isso acontece só que vcs estão querendo proteger só o errado. BARES estão afogando de gente sem consciência e ainda pode funcionar acorda brasil.

Edson simao
Edson simao
03/06/2021 13:33

Sou proprietário de.um.salao de beleza….sigo todos protocolos… agora querem fechar mais uma vez por imprudência de outros segmentos… acho injusto termos que pagar pela imprudência de outros…..desculpe minha opinião.

A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.