Garoto de Patos de Minas descobre possível asteroide e é reconhecido pela NASA

Aos 8 anos, Nicolas Dumont segue os caminhos do pai e é apaixonado pela astronomia.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Descoberta asteroide Patos de Minas
Nicolas recebeu um certificado emitido pela agência espacial americana, a NASA
Foto: Divulgação

O patense, Nicolas Dumont de 8 anos, descobriu um possível asteroide no Sistema Solar e recebeu reconhecimento da agência espacial americana, a NASA.

Filho do astrônomo amador, Gilberto Dumont, Nicolas é apaixonado por observar as estrelas e pelos estudos astronômicos.

O prodígio na astronomia, observava imagens capturadas pelos telescópios do  International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) quando percebeu uma movimentação de um astro que foi classificado preliminarmente como asteroide.

A descoberta foi enviada para a NASA em 14 de abril. Em 27 de abril, Nicolas já recebeu o certificado de reconhecimento. A partir de agora os cientistas analisarão o corpo celeste para verificar se trata realmente de um asteroide e por fim traçar a rota dele. Apesar da história parecer com a do filme Armagedom, por enquanto não há qualquer indício de que algum asteroide esteja vindo em direção a terra.

Nicolas Dumont integra a equipe do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, o qual está inscrito no programa “Caça Asteroides” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.

Os membros da equipe são treinados e supervisionados pelo astrônomo amador Gilberto Dumont e têm suas descobertas analisadas e revisadas antes de serem reportadas à IASC da NASA.

A International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) é um programa de ciência cidadã disponibilizado pela NASA e que fornece dados astronômicos para cientistas cidadãos em todo o mundo. Um dos objetivos é manter um monitoramento constante dos astros para mapear asteroides que por ventura possam impactar na vida terrestre.

VÍDEO

No vídeo, se observa a transição de quatro fotos com as estrelas fixas no céu profundo, enquanto o ponto em movimento indica o astro descoberto por Nicolas e reportado à equipe da IASC, que deferiu e publicou preliminarmente a descoberta, sinalizando a possibilidade de tratar-se de um asteroide.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Pirilampo da Silva
03/05/2022 19:55

Nicolas Dumont, “Olhe para cima” muito bem garoto, com esse sobrenome vai longe. Siga em frente.

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.