"Futuro e otimismo": Falcão estreia coluna no Patos Notícias

Neste primeiro texto falarei sobre a importância do trabalho e da minha vontade de transformar Patos de Minas.

Compartilhe!

Quando o Dia do Trabalho surgiu, ainda no século 19, certamente ninguém imaginava que, mais de 130 anos depois, estaríamos vivendo um período tão difícil, com tantas pessoas impedidas de exercer o seu trabalho da forma que gostariam.

Há um ano, já em pandemia, esperávamos logo superar esta fase. Infelizmente vieram novas ondas, novas variantes da doença e o agravamento da crise. Lembro que, exatamente em maio do ano passado, eu começava a desenhar a nossa campanha para a prefeitura de Patos de Minas e imaginava um 2021 bem diferente. Deus sabe o que faz.

Veio 2021 e com ele o início do nosso mandato. Sempre fui defensor da liberdade individual, da liberdade econômica, enfim, da menor interferência do governo nas atividades e na vida das pessoas.

Enquanto vivíamos aquele cenário de 2020, com 18 casos diários em média em Patos, por mais que fosse difícil, defendi que o município não fizesse grandes interferências nas atividades econômicas da população, pois tínhamos recursos recebidos do governo federal, espaço e mão de obra para ampliação de leitos. Estes fatores aliados a protocolos sanitários bem elaborados e coordenados poderiam nos garantir um 2020 menos traumático em todos os aspectos. No entanto, com o relaxamento natural de todos nós no final de 2020 e início de 2021, com as novas cepas do vírus, muito mais agressivas, infelizmente chegamos a um ponto que me vi obrigado a fazer o que não gostaria.

Me lembro como se fosse agora, havíamos chegado a 300 casos em um único dia e representantes dos hospitais particulares da nossa cidade entraram na minha sala, disseram que estavam superlotados e não havia mais nenhuma possibilidade de ampliação de leitos. Assim como era impossível ampliar os leitos que já havíamos triplicado no Hospital de Campanha e já não havia nem mesmo mais profissionais de saúde para contratar. A única opção que restou foi paralisar boa parte das atividades por duas semanas visando a reestruturação do nosso plano de enfrentamento, com testes rápidos e disponíveis em todas as UBS, com central de monitoramento e com uma grande campanha de conscientização. Tudo isso foi possível graças a muitos parceiros e à contribuição de boa parte da população.

Em seguida ainda tivemos a “onda roxa”, do governo do estado. Com certeza vocês se lembram do episódio do dia 4 de março, no qual algumas pessoas protestaram na porta da Prefeitura Municipal. Aquele dia me marcou muito como prefeito, mas também como pessoa. Não culpo ninguém e entendo a dificuldade de todos.

Hoje vivemos dias mais tranquilos e um cenário epidemiológico que nos permite avançar no controle da pandemia. As medidas que foram adotadas, a ajuda de todos e a vacinação tem sido fatores essenciais para isso. Patos de Minas hoje tem uma taxa de recuperação de aproximadamente 95% graças ao Hospital de Campanha, Hospital Regional, hospitais particulares e, claro, principalmente pelo trabalho de todos os nossos profissionais da saúde. O município também tem sido exemplo na vacinação, referência no estado e um dos maiores percentuais do Brasil em termos de população vacinada.

Falemos de futuro e do nosso otimismo em relação a dias melhores. Tenho convicção de que Patos viverá uma nova fase e teremos cada vez mais orgulho de sermos patenses.  Quero falar de trabalho e de como vamos, juntos, transformar Patos de Minas nos próximos anos.

São apenas quatro meses, mas conseguimos iniciar a desburocratização e a modernização do serviço público. Não estamos nem perto de tudo que queremos fazer, porém criamos o “Alvará Expresso”, que entrega alvarás em 24h para construções de até 70m², estaremos economizando milhões de reais nos contratos que estamos revisando, como internet e telefonia, iluminação pública, seguro da frota e várias situações que não eram revisadas e renegociadas há anos.

Os patenses podem contar com uma gestão extremamente motivada a fazer história, planejando e executando as melhorias que todos esperam na saúde, com a melhoria do atendimento e unidades de saúde bem estruturadas, na educação, com construção e reforma de CMEIS e escolas municipais, investimento nas condições de trabalho dos profissionais e investimento em tecnologia, com espaços públicos bem cuidados e novas opções de lazer para a população, com estradas rurais dignas, com obras de infraestrutura que todos esperamos há muitos anos.

Temos trabalhado de forma simples e objetiva, com respeito ao dinheiro que o patense paga em impostos, esquecendo partidarismo e colocando nossa cidade, estado e país acima de tudo. Cada membro da nossa equipe, cada servidor que trabalha com carinho e dedicação, independente do voto no dia 15 de novembro do ano passado, faz parte desse time. Somos todos Patos de Minas. Não tenho o sentimento utópico de que iremos resolver todos os problemas da cidade em 4 anos, mas tenho uma certeza: Patos de Minas mudará para muito melhor.

Estarei sempre próximo da população e esta coluna, que irá ao ar duas vezes por mês, é mais uma forma de me aproximar de vocês.

Sejam bem-vindos!

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Luís Eduardo Falcão

Luís Eduardo Falcão

Prefeito de Patos de Minas, 36 anos, empresário, casado com Ludmila Azevedo Falcão, pai orgulhoso do Dudu e do Lucas. Escreve a coluna "Sem Meias-Palavras" de 15 em 15 dias no Patos Notícias.

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.