Fragmentos de meteorito podem ter caído perto de Tiros-MG

BRAMON confirmou a ocorrência do fenômeno e traçou possível rota.

Compartilhe!

Registro feito na madrugada de sexta (08) em Lagoa da Prata
Foto: climaaovivo.com.br (Via BRAMON)

O assunto da sexta-feira (08/05) foi um meteorito que cruzou o céu da região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Várias pessoas acordaram assustadas no meio da madrugada e relataram ter ouvido um estrondo. Já outras, disseram que avistaram uma bola de fogo no céu.

Assim que amanheceu, imagens de câmeras de segurança confirmaram o fenômeno. Um meteorito adentrou na atmosfera e foi deixando um rastro luminoso no céu.

O Triângulo Notícias recebeu relatos de moradores de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Arapuá, Rio Paranaíba e São Gotardo. No entanto, apuramos que o fenômeno foi observado em municípios como Uberlândia e Lagoa da Prata.

A BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) emitiu um parecer em seu site. Os especialistas analisaram imagens de oito câmeras, em sete cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e até no Paraná. Uma delas foi gravada pela NTV, emissora local de Patos de Minas, e mostra o meteorito explodindo.

Esses meteoritos que possuem grande luminosidade são chamados pelos astrônomos de bólido. Através das imagens, e das respectivas marcações de horário, os especialistas traçaram a rota da pedra espacial. “O objeto seguiu uma trajetória de sul para norte, iniciando sua fase luminosa a cerca de 64 Km de altitude, entre Araxá e Uberaba. Seguiu com luminosidade elevada na direção nordeste a uma velocidade 15,36 Km/s (55,3 mil Km/h), até explodir a 30 Km de altitude, próximo ao Município de Tiros, no Triângulo Mineiro” afirmou a BRAMON em seu site.

Foto: BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros

Por fim, a BRAMON concluiu que “as imagens sugerem que alguns fragmentos desse meteoroide possivelmente sobreviveram à passagem atmosférica e chegaram ao solo”.

Também foi divulgado um vídeo oficial da BRAMON com registros do avistamento. Veja abaixo:

Entrevista com Especialista

Na tarde de sexta-feira (08/05) o jornalista Lélis Félix do Triângulo Notícias conversou ao-vivo com Gilberto de Melo Dumont, especialista no Ensino de Astronomia. Assista a seguir:

Confira outros vídeos da passagem do meteorito pela região, clique aqui.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.