A Faculdade Patos de Minas (FPM) promoveu na noite desta terça-feira (10/05) um Café com Quitandas para homenagear os quitandeiros no Dia do Cozinheiro. Dezenas de pessoas participaram do evento, que contou com diversas quitandas típicas da culinária mineira.
Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia da FPM, Hanna Soares, falou que no dia 10 de maio é comemorado o Dia do Cozinheiro e o intuito do evento é resgatar as quitandas, que estão se perdendo com o tempo. Os alunos da FPM foram convidados a participar do evento e o ingresso era prato de quitandas.
O evento contou com uma grande variedade de quitandas, como o tradicional pão de queijo que é referência na culinária mineira, a pamonha que é referencia na culinária patense, além de quitandas tradicionais e mais sofisticadas.
A idealizadora do projeto, a professora Claudia Porto, ressaltou que existem jovens comendo salgados de supermercado enquanto há mulheres que fazem quitandas maravilhosas, porém não consegue mercado para vender. A intenção é lançar um festival ou um concurso de quitandas mineiras em parceria com a prefeitura dentro do circuito de turismo.
O evento também contou com a presença da turismóloga, Paula Versiani, que falou um pouco sobre a importância da cozinha mineira para o turismo. Ela ressaltou que a cozinha mineira é sinônimo de afeto e acolhimento, mas também é uma opção de desenvolvimento socioeconômico e cultural.
Além da presença dos alunos, o “Café com Quitandas” contou com a presença de quitandeiras que são referencias em Patos de Minas. Além das quitandas, os participantes puderam tomar um café, chá e até o chocolate quente.
Achou erro?
Clique e avise
QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!