Fila de espera para algumas fisioterapias chega a 3 anos em Patos de Minas

Casos de urgência como ortopedia tradicional, recuperação pós-covid e neurológicas são atendidos em até 30 dias.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Centro Especializado em Reabilitação (CER) Totó Veloso
Centro Especializado em Reabilitação (CER) Totó Veloso no bairro Jardim Peluzzo em Patos de Minas
Foto: Divulgação

Nesta semana, o Patos Notícias mostrou que uma paciente ficou indignada ao descobrir que demoraria até um ano para conseguir uma fisioterapia pelo SUS em Patos de Minas. A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde e descobriu que algumas fisioterapia ortopédicas especializadas podem demorar de dois a três anos.

Os tratamentos fisioterapêuticos mais procurados são o ortopédico, neurológico e cardiorrespiratório. Segundo dados da assessoria de comunicação da prefeitura, não existe demanda reprimida de fisioterapia ortopédica convencional, ou seja para fraturas, traumas e casos cirúrgicos.

Por outro lado, procedimentos ortopédicos especializados, como de fortalecimento da fíbula, podem demorar de dois a três anos para serem liberados. A justificativa é que os profissionais priorizam casos de maior urgência.

No caso de fisioterapia neurológica o tempo de espera é de cerca de um mês após o encaminhamento médico. Já na cardiorrespiratória, a reabilitação pós-Covid é iniciada de 15 a 30 dias após a alta. As demais patologias cardiorrespiratórias estão sem fila de espera.

Atualmente são sete locais que oferecem o procedimento pelo SUS em Patos de Minas, sendo seis clínicas conveniadas e o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Totó Veloso. No total são 25 fisioterapeutas ativos.

Em abril/2021, a prefeitura divulgou um chamamento público para a contratação de um novo prestador de serviço. O processo de contratação tem conclusão prevista para janeiro de 2022. Clique aqui e acesse o chamamento. 

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.