Fies: convocação da lista de espera termina hoje (17)

Aprovados têm que seguir alguns procedimentos para garantir benefício

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Encerra nessa sexta-feira (17) o prazo para convocação de estudantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. O candidato pré-selecionado com nome na lista deve acessar o site do Fies ou da instituição de ensino para qual se candidatou, para conferir se foi contemplado com o benefício estudantil.

A classificação do Fies ocorre com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição a partir de 2010. Contudo, quem não for selecionado pode ingressar no ensino superior privado com bolsa de estudo por meio de programas de iniciativa privada, como o Educa Mais Brasil, que concede até 70% de desconto em instituições de todo o país.

Quem conseguir ser aprovado para utilizar o financiamento terá que complementar a inscrição no site do Fies, comparecer na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que foi aprovado para emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e finalizar o processo de contratação com o banco.

O estudante convocado tem até três dias úteis, a contar a partir da data de divulgação de sua pré-seleção, para complementar sua inscrição para contratação do financiamento. Esse procedimento é feito, exclusivamente, na página do Fies, na aba “Complementar minha inscrição”.

Após complementar a inscrição na página do Fies, o pré-selecionado terá até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar na instituição para a qual foi pré-selecionado a documentação para validação.

Feito isso, o estudante terá 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é feita no âmbito da agência da Caixa Econômica, indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.

O prazo para a convocação terminaria em 31 de agosto, mas um dia antes do fim foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). “Com isso os candidatos ganham mais chances para financiar os estudos e as instituições de ensino de aumentar a possibilidade de ocupar as vagas ofertadas”, disse o MEC em nota.

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas. Esse modelo de financiamento estudantil é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para participar do processo seletivo é preciso ter a nota do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.

O programa leva em consideração a renda familiar. Para participar desse processo o candidato precisa possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual a superior a um salário-mínimo ou até 3 salários-mínimos.

O bolsista parcial do Prouni poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital. Assim como o Prouni, o Fies é realizado em chamadas no primeiro e segundo semestre e também possui lista de espera.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Comments System WIDGET PACK

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.