Festivais são destaque na produção cultural de Belo Horizonte

Compartilhe!

Neste ano, Belo Horizonte é palco de três grandes eventos internacionais: a 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) e a Temporada do Festival de Arte Negra (FAN). Graças ao patrocínio da Cemig, aprovado via Lei Estadual de Incentivo Cultural, Governo de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte, o público pode acompanhar uma programação diversificada em muitos pontos da cidade, até o final do ano.

Os patrocínios foram anunciados nesta terça-feira (3/7), na sede da Cemig na capital mineira, pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação da companhia, Thiago de Azevedo Camargo, na presença dos secretários de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, e de Belo Horizonte, Juca Ferreira.

Segundo o diretor Thiago de Azevedo Camargo, essa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para a atual temporada, começou com o FIQ, evento realizado em maio e que teve um grande sucesso de público, e vai prosseguir no segundo semestre com o FIT-BH e a Temporada FAN. “A companhia tem o compromisso de patrocinar eventos tradicionais em Minas Gerais. Fechamos vários eventos com grande representatividade em BH, inclusive de âmbito internacional”, ressaltou.

Para o secretario Angelo Oswaldo, o apoio da Cemig revigora a parceria entre as Secretarias de Cultura do Estado e de Belo Horizonte no sentido da realização de projetos de grande importância para a cultura em Minas Gerais. “Como diz o secretário Juca Ferreira, a capital é uma síntese do estado, e essa soma de esforços é fundamental para o pleno desenvolvimento da cultura mineira”, disse.

“Belo Horizonte é uma cidade que tem uma grande produção de festivais e é de grande importância que o poder público reconheça essa produção e atue como fomentador e realizador dessas iniciativas. O FIQ, o FIT e o FAN são festivais emblemáticos para a cidade que tanto contribuem para Belo Horizonte ser reconhecida como uma cidade polo de festivais, quanto contribui para o intercâmbio artístico e a visibilidade da produção mineira”, comentou o secretário municipal de cultura, Juca Ferreira.

Um dos eventos que já passou pela cidade, entre 30 de maio e 3 de junho, foi o FIQ, na Serraria Souza Pinto, e contou com a presença do editor-chefe da Maurício de Sousa Produções, Sidney Gusman. “A cidade respira quadrinho. É um encontro do quadrinho nacional com uma energia muito positiva”, afirmou. Para a mineira Danielle Corrêa, não é só de quadrinhos que respira a cidade. “Estou ansiosa para o FIT, pois sempre traz os melhores espetáculos nacionais e internacionais para Belo Horizonte a preços populares”. O FIT-BH acontecerá de 13 a 23 de setembro em diversos pontos da cidade.

Segundo a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, a Temporada FAN promete ações preparatórias para o Festival que acontece em 2019. “A Temporada FAN acontecerá no segundo semestre e já estamos nos preparando”. Gabriela fala ainda da importância de empresas, como a Cemig, patrocinarem e acreditarem nessa ideia. “A Cemig valoriza o potencial cultural em Minas Gerais. É uma maneira de tangibilizar as políticas públicas para fomentar as manifestações culturais do estado”, revela.

FIQ

O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) é o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. Realizado de 30 de maio a 3 de junho, contou com debates, exposições, oficinas, homenagens, lançamentos, rodada de negócios, sessões de autógrafos, exibição de cinema de animação, duelo de quadrinhos e atividades interativas. Todo o espaço foi acessível e houve intérprete de libras em todas as sessões realizadas no auditório.

FIT-BH

O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) chega a sua 14ª edição, sendo construído, pela primeira vez, por uma equipe curatorial selecionada por meio de edital público. A proposta vencedora traz o conceito de “corpos-dialetos”, busca diálogos com trabalhos artísticos produzidos por sujeitos e grupos não neutros, marcados por seus lugares sociais, numa perspectiva descolonial das produções em artes cênicas. Previsto para 13 a 23 de setembro.

FAN

A Temporada  FAN 2018 consiste no fomento de uma programação artístico/cultural regular, descentralizada e gratuita, com foco na arte e cultura negra. Proporciona atrações diversas, nas áreas de música, artes cênicas, literatura, manifestações da cultura e da religiosidade afro-brasileira, oficinas, encontros, cinema e exposições. Previsto para o segundo semestre de 2018.

Fonte: Agência Minas

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.