Feira agroecológica inédita será realizada no Parque do Sabiá em Uberlândia

Evento acontece na próxima semana e possibilitará a venda de mais de 60 variedades de produtos naturais.

Compartilhe!

Foto: Reprodução (Sesc Rio Preto)

Para valorizar a produção natural, gerar renda e incentivar a alimentação saudávelno município, a Prefeitura de Uberlândia organizará uma feira agroecológica no Parque do Sabiá, gratuita a toda comunidade. O evento piloto acontecerá na próximaterça-feira (19), das 18h às 21h, com mais de 60 variedades de produtos naturais para venda e degustação. Esta é mais uma ação prática desenvolvida dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

A feira acontecerá no quiosque multiuso, próximo à entrada do bairro Tibery. Ali, será possível adquirir produtos folhosos, tubérculos, plantas medicinais, raízes, plantas alimentícias não-convencionais (Panc), castanhas, entre outras opções cultivadas com técnicas naturaisque respeitam a conservação ea recuperação do meio ambiente.

Para a secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves, a ação gera reflexos positivos em toda a cadeia agroecológica, além de resgatar e agregar valor a algumas as tradições regionais. “Ao popularizar este modelo de agricultura com base em conhecimentos populares de cultivo, buscamos a valorização tanto dos produtores quanto de suas mercadorias. Sem contar que estamos proporcionando uma transformação social ao oferecer à comunidade alimentos livres de insumos agroquímicos”, ressaltou.

Inicialmente, a feiraterá caráter de evento, no intuito de capacitar e fomentar a ideia da produção natural na cidade. A intenção é que, no futuro, a atração se torne permanente.

Degustação de iguarias

Na oportunidade, também será realizado o projetoDegustação Sabores do Campo, organizado por alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Serão apresentadas receitas de iguarias agroecológicas naturais da região, mas que se perderam com o tempo, tais comochips de inhame e charuto de ora-pro-nóbis.

Novo Agro

O Programa Novo Agro foi lançado em novembro do ano passado pelo Prefeito Odelmo Leão. Além da Agroecologia, o programa tem o objetivo de fomentar a economia rural do município em outros quatro pilares principais: Agroindústria de Pequeno Porte, Piscicultura, Turismo Rural e Gastronomia.

Desde então, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e daSecretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), executou inúmeras ações concretas, como a publicação de novas leis, eventos, cursos, capacitações dentre outras iniciativas de fomento. Ao todo, dez entidades e órgãos são parceiros do poder público no desenvolvimento das diretrizes.

Nos vemos lá!

O quê: Feira de Produtos Agroecológicos
Onde: Parque do Sabiá, no quiosque multiuso. (Entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery)
Quando: terça-feira (19), das 18h às 21h
Entrada gratuita

Fonte: ASCOM da Prefeitura de Uberlândia

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.