Fapemig conclui primeira edição da Semana Professor Marcos Pinotti em Belo Horizonte

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realizou, de 22 a 26 de maio, na Escola de Engenharia da UFMG, a Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (Semmap). Em cinco dias, o evento teve como objetivo promover e acelerar o desenvolvimento da engenharia mecânica no estado, com base em conceitos e processos inovadores, em palestras, workshops, mesas-redondas, exposição de projetos acadêmicos e de startups da área de Engenharia Mecânica.

Em sua primeira edição, o evento contabilizou, em cinco dias,  a presença de centenas de pessoas, dentre estudantes, professores e autoridades de CT&I no estado. Na oportunidade, para fechar o ciclo de debates sobre a temática inovação, estiveram presentes o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, e a professora da Escola de Engenharia da UFMG, Nizete Lacerda de Araújo. Juntos, eles proferiram a palestra “Fomento à Pesquisa e Inovação”.

- Continua depois da publicidade -

Durante a apresentação, Evaldo mostrou as linhas de incentivo e apoio sustentadas pela Fapemig, enquanto Nizete falou sobre a importância do Marco Legal de Ciência e Tecnologia para o fomento da pesquisa e inovação em Minas Gerais.

Ainda na palestra, Evaldo destacou algumas iniciativas e eventos em prol da popularização da CT&I articulados pela Fapemig ou que possuem seu apoio, dentre eles a Mostra Inova Minas, com data marcada para ocorrer entre os dias 18 e 20 de agosto de 2017, e o Prêmio de Pesquisa Básica Marco Luiz dos Mares Guia, com inscrições abertas até sexta-feira (2/6). Sobre o prêmio, inclusive, Evaldo falou sobre novidades dessa edição e a respeito do valor da pesquisa básica.

 “A edição de 2017 do Prêmio Mares Guia vai contemplar ‘Instituição/Empresa’ e ‘Empresa Jovem’ que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas. A pesquisa básica é de extrema importância para um resultado promissor, pois a ciência possui métodos e é por meio do método que você descobre a verdade. Na ciência, esta verdade é mutável, mas é este acúmulo de conhecimentos que possibilita chegar a um produto/resultado final para a sociedade”, pontuou Evaldo.

O homenageado da Semmap

Ex-professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFMG, Marcos Pinotti Barbosa era graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996).

Em 2010, participou, a convite da Eisenhower Fellowship (Estados Unidos) do Programa Multination 2010, que permitiu estreitar relações com agências do governo norte-americano e as principais universidades sobre o tema de inovação. Pinotti também foi Fellow da International Union of the Societies of Biomaterials Sciences and Engineering (IUSBSE) e do Copenhagen Institute For Future Studies, bem como presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO).

Fonte: Agência Minas Gerais

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -