MENU

Fantasma em foto de Guarda dos Ferreiros? Confira a explicação do fenômeno

Imagem viralizou nas redes sociais nesta semana.


👤 Patos Notícias
🕓 09/05/2019 - 08:40


Suposto fantasma aparece ao fundo da imagem.
Foto: Reprodução (Internet/Rede Social)

Uma foto viralizou nas redes sociais nesta semana. A imagem mostra dois rapazes próximo a uma viatura da Polícia Militar, no entanto, o que chama atenção é um suposto fantasma que passa perto de uma igreja.

O registro, segundo os internautas, foi feito no Distrito de Guarda dos Ferreiros, município de Rio Paranaíba/São Gotardo. Muitas pessoas compartilharam a imagem e afirmaram que realmente se trata de uma assombração.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Apesar das especulações o fenômeno é resultado da tecnologia. A foto foi capturada por um aparelho celular e no período noturno. O sistema destes dispositivos possuem sensores que verificam as condições de luminosidade e adaptam as configurações para obter a melhor qualidade.

O obturador, uma espécie de cortina dentro da câmera por onde a luz passa e chega até o sensor digital, funciona por meio do tempo de exposição. Normalmente ele é muito curto, quase instantâneo, contudo quando está escuro a câmera fica com ele aberto por mais tempo. Logo, na foto em questão, o tempo de exposição foi mais elevado, lento, e gerou um efeito de movimento.

O suposto fantasma é possivelmente uma pessoa ou um animal de pequeno porte (cachorro) que estava passando pelo local no momento da captura.

Exemplo

Foto: Comunicação Social (UNIPAM)

Fantasmas podem ser criados apenas alterando a velocidade/tempo do obturador. Na imagem acima o tempo de exposição foi maior e gerou esse efeito de “movimento”. As duas pessoas que aparecem na foto se movimentaram no momento da captura.