Falta de água já é realidade em Patos de Minas e Copasa pede consciência

Moradores da parte alta de Patos de Minas reclamam de intermitência no abastecimento. Companhia culpa estiagem e aumento do consumo.

Compartilhe!

A Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais enviou na manhã desta  terça-feira (06/10) uma nota aos veículos de imprensa onde pede um consumo mais consciente em Patos de Minas. A empresa sofre duas críticas quanto ao fornecimento de água na parte alta da cidade e culpa a estiagem e o aumento no consumo. Confira a nota na íntegra:

“A Copasa está trabalhando continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde opera, mas as situações sazonais como o longo período de estiagem, o aumento do consumo de água –  em virtude da elevação da temperatura -, situações emergenciais nos sistemas e ocorrência de algum problema operacional podem provocar interferências no abastecimento.

Como medida contingencial, a Copasa vem realizando manobras operacionais nos sistemas e disponibilizando caminhões-pipa para abastecer os reservatórios e atender os clientes emergencialmente.

Um outro problema no sistema de abastecimento são as ligações clandestinas, mais conhecidas como ‘gatos’. Essas ligações promovem um desequilíbrio na dinâmica do sistema de distribuição de água, uma vez que são feitas de forma irregular, sem nenhuma técnica ou mecanismo de controle e regulação. Isso prejudica o abastecimento contínuo dos clientes regulares da Companhia, gera intermitência e desestabilização no fornecimento de água. O furto de água é crime tipificado no Código Penal.

Neste momento, a colaboração de todos é fundamental. Por isso, é muito importante o engajamento da população no uso consciente e responsável da água como, por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar. São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população. Para saber mais, consulte: www.copasa.com.br na aba Água / Informações sobre Abastecimento.”

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.