Falcão e Sandra Gomes fazem balanço positivo dos 100 dias e anunciam obras

Dentre as novidades está a reforma de cinco instituições de ensino e construção de cinco creches. Falcão também disse que distribuirá tablets para todos os alunos do 1° ao 9° ano.

Compartilhe!

Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), e a vice-prefeito, Sandra Gomes (PODEMOS), convocaram a imprensa na manhã desta segunda-feira (12) para apresentar as ações dos primeiros 100 dias de governo.

A coletiva de imprensa aconteceu no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM.

Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

A vice-prefeita, Sandra Gomes, iniciou a cerimônia dizendo que apesar das adversidades, como a pandemia, o governo conseguiu seguir com seu compromisso de fazer uma gestão inovadora e transparente.

Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

Falcão afirmou que a pandemia está sendo um grande desafio da gestão, que esforços não estão sendo poupados para garantir atendimento digno na rede pública de saúde. Citou que as estradas rurais estão recebendo obras de melhorias, 600 km já foram recuperados, 110 mata-burros instalados, mil toneladas de asfalto aplicado. A respeito da duplicação da Avenida Marabá, Falcão disse que existe um empasse entre a Cemig e a empreiteira.  Segundo ele a conclusão deve ocorrer em até 60 dias após a retirada dos postes.

Sobre a vacinação esclareceu que Patos de Minas é um dos municípios mais eficientes no estado e que eventuais irregularidade, como fura-filas, serão investigadas e punidas com o rigor da lei.

Os jornalistas fizeram perguntas ao prefeito e ao vice-prefeito. O jornalista Lélis Félix questionou Sandra Gomes a respeito de sua atuação. Ela disse que foi convidada para assumir a Secretaria de Assistência Social, mas recusou o convite. Destacou que está presente na prefeitura todos os dias, até em sábados e domingos, e que tem acompanhado de perto o trabalho de cada secretário.

Falcão, ao ser questionado sobre leitos, informou que os leitos do Hospital de Campanha estão em processo de ampliação e que o Hospital Regional ganhou, após pedido do executivo, quatro novos leitos de UTI. Disse ainda que a testagem de pacientes com suspeita de COVID-19 foi ampliada garantido um tratamento e isolamento mais rápido, o que diminui as possibilidades de óbito e transmissão.

Sobre as famílias em vulnerabilidade social, Falcão disse que está remanejando recursos, como do Fundo de Amparo ao Idoso, para oferecer apoio aos menos favorecidos. Também mencionou a campanha de arrecadação de alimentos durante a vacinação e a distribuição de pães. Dentre outras ações sociais citou a regularização fundiária e criação da carteira de identificação para a pessoa autista.

O auxílio emergencial para a cultura terá o valor ampliado para R$ 300,00. Sobre um auxílio geral, para os menos favorecidos, Falcão afirmou que tem essa intenção, mas não detalhou data e nem valor.

Segundo Sandra Gomes, 296 famílias, contam com renda per capita de apenas R$ 86,00 evidenciando a importância de ações sociais por parte do governo municipal.

Sobre redução de custos destacou uma economia de até 5 milhões, até o final do mandato, com revisão de contratos de prestação de serviços de internet, telefonia e seguros veiculares.

Na educação, haverá a reforma de cinco instituições de ensino municipais: Caic, Jacques Correia, CMEI Branca de Neve,  Abdias Caldeira Brant e Gino André. A equipe analisa a possibilidade de uma reforma no CMEI Cebolinha. Construirá quatro creches, nos bairros Várzea, Sebastião Amorim, Caramuru/Sorriso e Laranjeiras, que atenderão cerca de 600 crianças.

Serão distribuídos tablets para todos os alunos do 1° ao 9º ano. Todas as salas terão computador e datashow. Haverá treinamento aos professores.

Questionado sobre o apoio aos comerciantes, Falcão disse que prorrogou o pagamento de tributos municipais para até o segundo semestre.

Assista a íntegra da coletiva:

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.