Expedição flagra ao menos 15 pontos de esgoto no Rio Paranaíba

O objetivo foi mapear os locais e captar imagens para subsidiar o trabalho da CPI da COPASA.

Compartilhe!

Um pato foi flagrado em meio a um descarte irregular de esgoto
Foto: Elton Lopes

Um grupo de três amigos percorreu o Rio Paranaíba neste domingo (04/07) e encontraram pelo menos 15 pontos de descarte irregular de esgoto.

Segundo o Secretário do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Ivanildo Alves Zica, o objetivo da expedição foi mapear os pontos de poluição para subsidiar o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). Ele disse que espera que os vereadores também façam uma visita ao Rio Paranaíba.

O pescador e pintor, Elton Lopes, participou da expedição. Ano passado (agosto de 2020), ele disponibilizou imagens ao Patos Notícias onde era possível perceber o despejo de esgoto no Rio Paranaíba. Quase um ano depois, segundo ele, houve uma redução de aproximadamente 30% na poluição, contudo o cenário ainda é preocupante. Para Elton, a COPASA trata apenas 60% do esgoto produzido em Patos de Minas. A companhia afirma, através de campanhas publicitárias e notas à imprensa, que 90% do esgoto é tratado antes de retornar para o Rio Paranaíba.

O bombeiro hidráulico, Fabiano Pinheiro, também participou da expedição e se demostrou indignado com os flagrantes de poluição. Além disso, ressaltou que as margens do Rio Paranaíba passam por um processo de erosão, com a formação de “voçorocas”.

Todos os pontos de descarte irregular de esgoto, flagrados pela expedição deste domingo (04), foram filmados e a geolocalização registrada. O material e os dados serão repassados nesta segunda-feira (05) para os membros da CPI.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.