EXCLUSIVO: Falcão decide romper com a COPASA e abrirá nova licitação

O presidente da COPASA foi avisado pelo próprio prefeito durante reunião em Belo Horizonte.

Compartilhe!

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), concedeu entrevista exclusiva ao Patos Notícias nesta sexta-feira (15/07).

Falcão decidiu romper o contrato com a COPASA e já avisou o presidente da companhia sobre a medida. Além disso, a prefeitura contratará uma empresa especializada para realizar estudo técnico para a abertura de licitação.

A transição para uma nova empresa será gradativa e amparada no marco legal do saneamento básico. “Como eu sempre disse, não é algo que vai acontecer do dia para a noite. Mas a gente dá hoje aqui um importante e decisivo passo rumo a um serviço público de mais qualidade para a população” afirmou Falcão.

Falcão afirmou que a COPASA será obrigada, por força de lei, a fazer uma transição sem causar prejuízos para a população. “A Copasa é obrigada a fazer isso e a gente espera que isso ocorra o quanto antes e sem mais transtornos para a população, que já está cansada desse assunto”.

Nesta semana, Falcão se reuniu com o novo presidente da COPASA, Guilherme Augusto Duarte de Faria. No encontro, a empresa foi avisada sobre o rompimento do contrato. “Eu estive com o novo presidente da COPASA, lá em Belo Horizonte, para informá-lo da nossa decisão e para buscar meios para que isso aqui transcorra da forma mais tranquila possível”.

A gente não quer brigar, a gente quer resolver. Não adianta fazer barulho, falar que vai entrar na Justiça. Não adianta esbravejar. A população quer um serviço que funcione. Então eu fui ao novo presidente informar que a gente ia fazer dessa maneira.

Falcão assinou um despacho e solicitou que a COPASA informe quais investimentos foram realizados entre 2008 e 2022. Os dados serão usados no processo de rompimento contratual e também na elaboração do edital de licitação.

A COPASA está sendo informada dentro do processo administrativo, foram solicitadas informações, algumas a COPASA passou, outras não. E agora nós estaremos solicitando mais informações, inclusive sobre valores já investidos. O que de fato a COPASA fez até agora na cidade depois de 2008, para que nesse novo processo de concessão isso aí seja organizado e cada um siga sua vida.

O prefeito de Patos de Minas também foi questionado sobre a possibilidade da COPASA concorrer e eventualmente ganhar a nova licitação.

Olha, eu acho muito difícil [ela ganhar]. O novo marco regulatório traz situações muito claras e a gente pode, inclusive, incluir mecanismos nesse processo de concessão para garantir que quem não cumpriu com o município, como é o caso da COPASA, que descumpriu por vários motivos o contrato, ela não tenha condições de concorrer.

O prefeito citou que a decisão foi baseada no trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e na comissão de apuração da própria prefeitura. Ambas apontaram irregularidades na celebração do contrato sem licitação em 2008. Procurada pela reportagem, a COPASA nega irregularidades no contrato sem processo licitatório.

Leia também:

COPASA contesta prefeitura e diz que adotará medidas judiciais

Compartilhe!

comentários

10 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Pirilampo da Silva
15/07/2022 18:55

De fato, o contrato foi feito na surdina e rapidamente o que pode constituir má fé da parte da contratada. Mas o maior erro foi cobrar por 10 anos um serviço de tratar o esgoto que não foi feito. Só a conta aumentou e passou a superar a da energia, nunca se ouviu falar disso, em município nenhum a conta d’água supera a da energia, só aqui. Tem que rescindir mesmo pra ver se até a contratada melhora nesse seu modelo de “parceria” que só favorece o lado dela.

Thiago José
15/07/2022 18:23

Sr falcão faça uma CPI da sra viação pássaro Branco
Já q os busão só anda lotado sucateado sujo e com motoristas super sem educação
Ah só andando atrasado
Ela nunca cumpriu com o contrato
Bora lá romper o contrato da pássaro Branco tbm

Ex funcionário
Responder a  Thiago José
15/07/2022 18:40

Seu sonho era voltar trabalhar lá, e agora fica aí falando mal.

Thiago José
Responder a  Ex funcionário
15/07/2022 18:47

Me poupe se poupe nos poupe mal amado

Thiago José
Responder a  Ex funcionário
15/07/2022 18:58

Tanto q quero voltar q eu tô aqui torcendo a favor da CPI da pássaro
Me poupe amado
Bote a cara no sol medroso

Ex funcionário
Responder a  Thiago José
16/07/2022 07:47

Será?

Camila Cristina
Responder a  Ex funcionário
15/07/2022 18:59

Se e o sonho dele entra na empresa ele não estavam falando deste jeito,tava falando bem,pela q eu vi aqui ele não gosta da empresa e nem quer volta para lá e burro mesmo pensa antes vc fala… defensor público 😍😍😍🤣🤣🤣🤣

Atualizado em 1 ano atrás por Camila Cristina
Indignado
15/07/2022 18:22

Ano de política!!Pq só agora? Só acredito depois de pronto.

Mel sousa
15/07/2022 18:16

Ai, copasa participa da licitação e ganha

Bruno Bruno
15/07/2022 18:10

Esse é nosso prefeito

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.