Evite ir aos bancos e as lotéricas: internet banking é alternativa

Dá para pagar boletos e fazer transferências sem sair de casa. Caixas eletrônicos é opção para quem não consegue ficar sem dinheiro no bolso.

Compartilhe!

Na esquerda, fila em frente de agência bancária, nesta terça-feira (14/04), em Patos de Minas
Foto: Reprodução (Redes Sociais)

Em meio a pandemia do novo coronavírus, o isolamento social é uma das medidas para evitar a proliferação do vírus. Autoridades temem por um colapso no sistema de saúde caso muitas pessoas sejam infectadas ao mesmo tempo.

Boa parte do país já adota medidas restritivas ao comércio. Em Patos de Minas, por exemplo, o comércio logista e os serviços bancários funcionam em horários separados para tentar diminuir a aglomeração de pessoas. Apesar disso, muitos cidadãos estão se arriscando e permanecendo juntos em filas.

Pagar contas e sacar dinheiro são umas das operações mais frequentes. A maioria dos serviços oferecidos pelos bancos e lotéricas estão disponíveis pela internet. O cliente pode usar o computador e até mesmo o celular para resolver sua vida financeira online.

Internet banking

O internet banking é uma plataforma oferecida pela maioria dos bancos que permite realizar transações financeiras com segurança.

Se você já conhece o sistema e já está cadastrado, ótimo. Passe a utilizá-lo com mais frequência e evite ir presencialmente aos bancos.

Como me cadastrar no internet banking?

Se você nunca utilizou o internet banking, preste atenção. Você deve visitar o site do seu banco ou baixar o aplicativo no celular.

Fique atento e acesse o site oficial. O endereço sempre começa com “https://”. Caso tenha dúvida sobre qual o site do banco, verifique seu cartão de crédito/débito, normalmente o endereço está escrito na parte traseira ou frontal.

Ao acessar o site ou o aplicativo, procure pelo botão “acesse sua conta” ou “cadastre-se”. Siga as instruções atentamente. Por razões de segurança, alguns bancos podem solicitar que você faça o desbloqueio da senha digital através dos terminais de auto atendimento (caixas eletrônicos).

Se você tiver dificuldade em aderir ao internet banking, você pode ligar para seu banco. Confira a seguir os telefones dos principais bancos brasileiros:

Banco do Brasil

Bradesco

Caixa Econômica Federal

Itaú

Santander

O que posso fazer no internet banking?

  • Fazer transferências bancárias;
  • Consultar saldo e extrato;
  • Pagar boletos (com leitura de código de barras pela câmera);
  • Realizar investimentos, como aplicação em poupança;
  • Dentre outros serviços.

Como sacar dinheiro sem ficar na fila?

O dinheiro físico, em espécie, pode ser substituído pelos cartões de crédito e débito. Mas se você não consegue ficar sem dinheiro em mãos, dê preferência para os caixas eletrônicos. Eles estão disponíveis em vários pontos da cidade, como supermercados e praças. Os caixas 24 horas permitem que os clientes de diversos bancos façam saques com comodidade.

Escolha horários estratégicos para ir sacar seu dinheiro. De manhã e no início da noite, o número de pessoas nas ruas tende a ser menor.

Como jogar sem ir à lotérica?

Se você gosta de fazer aquela “fézinha”, fique tranquilo. As loterias da Caixa Econômica Federal permitem apostas online. Basta acessar loterias.caixa.gov.br . O pagamento pode ser feito por cartão de crédito.

A Tele Sena também possui sua versão digital com a mesma premiação. Basta acessar telesena.com.br e clicar em “comprar”.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.