Estoques de sangue do tipo O estão em baixa em Patos de Minas

O Hemonúcleo convoca doadores dos tipos O+ e O- . Para doar é necessário agendar pelo telefone (34) 2106-2600 ou pela internet.

Compartilhe!

O Hemonúcleo de Patos de Minas está com estoques baixos de sangue do tipo O Positivo e O Negativo. Conforme apurado pela reportagem, nesta quarta-feira (05), a situação é crítica e é fundamental o comparecimento dos doadores.

A pandemia da COVID-19 diminuiu o número de doações e com a chegada do inverno e o aumento incidência de doenças respiratórias os estoques tendem a ficar ainda mais baixos.

Para doar é necessário realizar um agendamento através do telefone (34) 2106-2600 ou pelo site: mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue. Você terá a liberdade de escolher a melhor data e o melhor horário.

Ao comparecer no Hemonúcleo é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou certificado de reservista.

No dia da doação é importante tomar um café da manhã, dando preferência para alimentos não gordurosos.

Todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos para garantir a segurança dos doadores. Todos os ambientes do prédio do Hemonúcleo são frequentemente higienizados e o uso de máscara é obrigatório.

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos, que estejam com boa saúde e tenha peso superior a 50kg.

Quem não pode doar? 

Não podem doar pessoas que tenham apresentado sintomas gripais, ou testado positivo para a COVID-19, nos últimos 30 dias.

Pacientes que foram hospitalizados em decorrência da COVID-19 devem aguardar pelo menos seis meses para doar.

Quem teve contato com pessoas contaminadas também devem aguardar 14 dias antes de fazer a doação.

Outra restrição é a respeito de pessoas que foram vacinadas recentemente. Quem tomou a vacina contra a COVID-19 deve aguardar sete dias para doar. Já no caso da vacina da gripe o intervalo é de 48 horas.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.