Estado amplia atividades para incentivar consumo de pescado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inclusão do pescado na feira livre, cozinha coordenada pelo chefe Edson Puiat, exposição do artista plástico Nilcinei e sorteios de brindes são algumas das atividades desta sexta-feira (15/9), na Cidade Administrativa para marcar o encerramento da 14ª edição da Semana do Peixe, campanha de abrangência nacional que visa fortalecer a cadeia produtiva do pescado.

Em Minas Gerais, o projeto é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O evento também conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas.

Com o tema “Saúde e Sabor”, nesta décima quarta edição o Governo de Minas Gerais ampliou as ações já realizadas envolvendo mais órgãos e incorporando essa iniciativa ao Programa +Gastronomia. Durante 15 dias, 15 Territórios de Desenvolvimento promoveram atividades com o tema.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o trabalho em conjunto entre os órgãos da administração estadual e a parceria com instituições privadas foram fundamentais para o sucesso do evento no Estado.

“Para o sucesso desta edição da Semana do Peixe foi fundamental a atuação de todos os órgãos, em especial das instituições vinculadas ao sistema operacional da agricultura. A Emater-MG orientando produtores e beneficiadores quanto ao manejo correto, oportunizando o acesso ao crédito e à comercialização, além do suporte para regularização ambiental e sanitária, e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizando o trabalho de fiscalização sanitária, essencial para garantir alimento de qualidade para o consumidor”, disse Leitão.

Em Minas Gerais, são produzidas cerca de 25 mil toneladas de pescado por ano. Desse total, 90% da produção é de tilápias.

A diretora de Pesca da Seda, Isabella Resende, ressaltou a importância da agricultura familiar na cadeia produtiva do pescado, principalmente na geração de emprego e renda e na preservação do meio ambiente. “A presença dos peixes nos rios é um importante indicador de qualidade nas águas”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Ricardo Rodrigues, ressaltou a importância do evento para ampliação do consumo de peixe no estado.

Ele destacou também o papel do agricultor familiar. “Para desenvolver o mercado é preciso melhorar o ambiente de negócios, principalmente para os pequenos produtores, que enfrentam muitas barreiras”, ressaltou Rodrigues.

O diretor técnico do IMA, Thales Fernandes, aproveitou para destacar o trabalho da instituição no setor de pescados do estado. “Minas Gerais produz cerca de 25 mil toneladas ao ano de pescados e ainda tem um grande potencial de crescimento para atender à demanda. O IMA desenvolve amplo trabalho direcionado ao setor de pescados no estado, tanto na emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), como também na inspeção de entrepostos e das condições higiênico-sanitárias e tecnológicas de produção. São ações voltadas para garantir o aumento da oferta com segurança para a sociedade”, destacou.

Também participaram da solenidade de encerramento o vice-presidente institucional da CDL-BH, Anderson Rocha, e a chefe de Gabinete da Emater-MG, Fernanda Reis.

Seminário no Triângulo Mineiro

Desde o dia 1° de setembro uma série de atividades foi realizada no estado, como ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras.

A última atividade prevista da 14ª Semana do Peixe é o II Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro, que será realizado na próxima segunda-feira (18/9), em Uberlândia.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS