Está provado, quem espera nunca alcança

Chico Buarque, há alguns anos, já nos deu esse conselho. Mas parece que nem todos resolveram segui-lo.

Compartilhe!

Hoje temos visto dentro das empresas, nas grandes, nas médias e também nas pequenas, pessoas esperando sua sorte mudar, receber uma nova proposta de emprego ou a empresa resolver desembolsar um MBA para desenvolver sua capacidade técnica. Esperam uma promoção, um aumento de salário, uma mudança de vida, e quando isso não acontece (e é bem provável, que não irá acontecer) o que se faz é achar um culpado para aquele não sucesso. E então aprecem os réus, a crise, o gerente, o mercado, o patrão, o modelo de negócio, a cidade, a região, o produto. É uma lista infinita daquilo que levará a culpa pelo fracasso.

A verdade é que, nunca nos colocamos no centro das realizações, ou não realizações da nossa vida, nunca sentamos na cadeira do réu e nunca nos responsabilizamos pela situação a qual estamos vivendo, sempre a procura de álibi, sempre há um porquê, sempre há um alguém. Mas raramente colocamos a responsabilidade do resultado das nossas próprias escolhas nas nossas mãos.

A parte boa da historia é que, isso tem nome, pode ser desenvolvido e praticado. É o que chamamos de autorresponsabilidade, que é a capacidade de trazer pra si mesmo, toda a responsabilidade do que acontece na nossa vida. Toda a situação de qual vivemos é o resultado das nossas próprias escolhas. Se estamos ou não em algum lugar, é resultado da escolha que fizemos de ir ou ficar, se estamos satisfeitos, realizados, tudo segue a mesma lógica.

Responsabilizar o externo pela nossa situação pode ser um mecanismo de defesa, um instinto de sobrevivência ou até mesmo um comportamento repetido desde Adão e Eva, já que Adão, ao ser questionado por Deus do porquê havia comido da fruta proibida, não só jogou a culpa em Eva, mas teve a ousadia de responsabilizar Deus dizendo “essa mulher que tu me destes, ela me deu”, ou pode até ser uma maldição lançada aos humanos quando Adão resolveu não praticar a autorresponsabilidade.

A questão é, de onde veio esse hábito, isso não importa. O fundamental é entender a necessidade que o cenário organizacional tem de ter pessoas autorresponsáveis. Pessoas que assumam suas posições e responsabilidades ali dentro, pessoas que não fique empurrando o problema dizendo que é do outro. Pessoas que assumam suas falhas e busque melhorar. São essas pessoas que hoje valem ouro dentro das organizações.

A autorresponsabilidade vem como um divisor de eras no empresariado, cada vez mais quem tem a prática e os comportamentos autorresponsáveis vão sobressair aos outros, já que, se responsabilizando a pessoa consegue entender suas falhas, analisar e refletir sobre aquilo e então procurar uma maneira de evoluir. Sendo assim o resultado final da autorresponsabilidade é a evolução. Se é evoluir que você busca comece a praticar comportamentos dos quais o único responsável seja você, e comece a perceber o quanto isso é libertador.

Pessoas autorresponsáveis não esperam, e é por isso que elas alcançam. E já que começamos com Chico, vamos terminar com ele lembrando que, devagar é que não se vai longe.

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.