Ergonomia é tema de palestra ministrada no UNIPAM

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu nesta quinta-feira (05), no auditório do bloco N, a palestra “O que é Ergonomia?”, ministrada pela médica especialista em Medicina no Trabalho, Carla Regina de Abreu e Nogueira.

O termo ergonomia é originário do grego ergon que significa “trabalho” e nomos “normas e regras”. Cientificamente concentra-se no estudo das relações entre “homem e máquina”, ou seja, a maneira em que interagem entre si e com o meio.

Durante a palestra, a médica ressaltou que a ergonomia não engloba apenas ações realizadas no ambiente de trabalho, mas também, aquelas realizadas no dia a dia. Ela abordou ainda os tipos de ergonomia existentes (física, cognitiva e organizacional), as doenças comuns responsáveis por afastamentos, como a LER/ Dort e ações que evitam lesões, como o uso de produtos adequados e a prática da ginástica laboral. “Existe uma maneira adequada para se agachar quando a pessoa irá fazer algum esforço, dividindo o peso e evitando o risco de lesões”, explicou Carla Nogueira.

De acordo com a presidente da CIPA, professora Rejane Canedo, a ergonomia é uma ferramenta importante que influencia diretamente na saúde do trabalhador.

A próxima atividade organizada pela CIPA será a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), que será promovida nos dias 28, 29 e 30 de maio. O evento tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes, a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

Fonte: ASCOM UNIPAM

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS