Ensaios de Bloco Caricato Acadêmicos da Vila Estrela animam pré-Carnaval em Belo Horizonte

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Carnaval já começou na capital mineira. Além dos famosos pré-carnavais que esquentam a cidade em janeiro, a efervescência já pode ser sentida pelas ruas de Belo Horizonte com os ensaios dos blocos que participam da folia em 2018. Um deles é o Acadêmicos da Vila Estrela, do Aglomerado Santa Lúcia, que desfila pela oitava vez este ano.

A agremiação, que foi campeã do Carnaval em 2013 e 2014, está com a agenda lotada até o grande desfile que acontece no dia 12 de fevereiro, na avenida Afonso Pena. Quem quiser conferir o trabalho do bloco pode participar dos animados ensaios que já estão acontecendo. Os ensaios acontecem nos dias 27, 29 e 31 de janeiro; 2, 4, 6, 8 e 9 de fevereiro. A folia acontece na rua Santo Antônio do Monte, 731, no bairro Santo Antônio, com entrada gratuita.

- Continua depois da publicidade -

Contemplado no Fundo Estadual de Cultura (FEC), da Secretaria de Estado de Cultura, o bloco conseguiu apoio para reformar o barracão e comprar materiais para compor os bonecos e fantasias. “Termos sido agraciado com recursos do FEC foi fundamental para continuarmos a fazer carnaval. O nosso barracão era muito precário, mas agora está completo e podemos dar mais qualidade ao nosso desfile. Compramos tinta e materiais para estruturar a produção do bloco, além de máquina de costura, tecidos para produção de fantasia, tintas, madeiras, e isopor para fazer as esculturas”, pontua Alvimar Neri, presidente de honra da agremiação.

Este ano, o Acadêmicos da Vila Estrela vai levar para a avenida um samba enredo dedicado às mulheres. São cinco homenageadas. Todas elas com uma história de luta e de conquistas. Chica da Silva conseguiu sua alforria no século XVIII e viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina; já Dandara dos Palmares lutou para a libertação dos negros no país ao lado de seu marido Zumbi; Bertha Lutz, bióloga e pesquisadora brasileira, batalhou pelos direitos políticos das mulheres;  Maria Bonita, considerada por muitos a heroína do sertão, foi primeira mulher a participar de um grupo cangaceiro ao lado de seu companheiro Virgulino Ferreira, o Lampião; e Tia Ciata, uma das figuras mais importantes para o surgimento do samba carioca, que agregou em seu entorno nomes como Pixinguinha e Donga. Acesse o samba-enredo “Mulher Brasileira: Orgulho Nacional” no link goo.gl/t5gdnv.

De acordo com Alvimar a escolha do samba enredo se deu pelo papel desempenhado pelas mulheres em diversas lutas sociais e pelo protagonismo exercido na sociedade atual, inclusive dentro do samba. “Estamos homenageando mulheres guerreiras, que em seu tempo puderam ampliar os direitos e as conquistas femininas. O difícil é saber que em 2018 essa luta ainda está longe de acabar. Por isso é tão importante evidenciarmos as ações de quem foi essencial para o movimento feminista”, acredita Alvimar.

Serviço:

ENSAIOS DO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA – CARNAVAL 2018

Datas: 27, 29 e 31 de janeiro; e 2, 4, 6, 8 e 9 de fevereiro

Local: rua Santo Antônio do Monte, 731 – Santo Antônio, Belo Horizonte/MG

Horário: 19h às 22h

DESFILE DO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA – CARNAVAL 2018

Data: 12 de fevereiro

Local: Avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes

Horário: previsto para começar à 0h

FONTE: Agência Minas

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -