Enem na Praça reúne estudantes e comunidade para reforçar preparação para o exame 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste sábado (28/10), diferentes espaços de Minas Gerais irão difundir o conhecimento. Estudantes e comunidade em geral estão convidados a participar de uma aula que vai fazer uma revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O “Enem na Praça”, por exemplo, iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (SEE), irá ofertar aulas interdisciplinares sobre os temas “Você sabe ler gráficos?” e “Você sabe ler charges?”. 

Em Belo Horizonte, as atividades serão realizadas no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na região central, e no estacionamento do Via Brasil, na região da Pampulha. Já na cidade de Contagem, a aula acontecerá na Praça Nossa Senhora da Glória. As atividades serão realizadas das 8h às 12h. 

- Continua depois da publicidade -

De maneira interativa e dinâmica, as aulas serão ministradas por educadores da rede estadual de ensino, que participaram de várias reuniões onde foram escolhidos os temas que seriam apresentados nas aulas. Estudantes das escolas das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C que farão as provas do Enem nos próximos dias 5 e 12 vão participar das aulas, que acontecem ao ar livre e são abertas para a comunidade em geral.  

O “Enem na Praça” faz parte de uma série de ações já realizadas pela SEE para auxiliar os estudantes na preparação para o exame. Durante todo o ano, foram realizados simulados por meio do banco de itens da Secretaria e, neste mês de outubro, as Superintendências Regionais de Ensino foram estimuladas a realizar o Simulado Mineiro para o Enem.

Segundo dados do Ministério da Educação, em Minas Gerais são quase 500 mil estudantes inscritos na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Enem Show

A orientação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) busquem parceiros para a realização do evento. Em Passos, a atividade será realizada na Câmara Municipal da cidade e já conta com mais de 500 estudantes inscritos. 

“Os professores estão montando blocos com resolução de problemas e dicas de estudo. Como falta pouco tempo para a aplicação da prova, não temos como passar novos conteúdos, mas sim auxiliar os estudantes dando dicas para a preparação. Será um ‘aulão’ interdisciplinar”, destaca a Assessora Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Passos, Ivone da Penha Garcia Silveira. 

Indicados pelas escolas onde atuam, os professores que ministrarão as aulas também são músicos e atores. Essa diversidade terá como resultado um verdadeiro show de aprendizado. “Não será uma aula comum. Os educadores preparam uma apresentação artística e tudo será apresentando de forma teatral. Será bem diferente”, conclui Ivone.

O Enem Show será realizado no sábado (28/10), a partir das 8h.

Exame Nacional do Ensino Médio

Este ano, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro. Serão quatro provas objetivas de cada área do conhecimento, sendo 45 questões cada uma, além da Redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de uma situação-problema apresentada.

 5 de novembro de 2017 (domingo)

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);

– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

– Redação;

Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

12 de novembro de 2017 (domingo)

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

– Matemática e suas Tecnologias.

 Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

Os portões de acesso nos dias de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília. É proibida a entrada após o fechamento dos portões. As provas terão início às 13h30.

O Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para a educação superior em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para concorrer a financiamentos e bolsas estudantis em instituições privadas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste ano, o exame não pode mais ser utilizado para certificação do Ensino Médio.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -