Enem: Inep divulga cartilha de orientação para o exame

Participantes podem levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante as provas

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está confirmado para ser realizado nos dias 21 e 28 de novembro. Para orientar os estudantes inscritos sobre as medidas sanitárias que devem ser adotadas nos dias das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou a cartilha “Orientações gerais de prevenção à COVID-19”. Nela, os candidatos podem aprender sobre o uso de máscaras, higienização das mãos e as medidas a serem tomadas para evitar contaminação.

A cartilha traz orientações como a opção de levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante a aplicação da prova; separar máscaras para usar durante a aplicação; levar frasco de álcool líquido ou em gel, que também será disponibilizado pelo Inep; e a recomendação para que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Caso o candidato apresente sintomas da Covid-19 na semana que antecede a aplicação do exame ou em sua véspera, a orientação permanece a mesma da edição anterior: o participante nessa condição não deverá comparecer ao local de provas, podendo solicitar reaplicação na Página do Participante.

Conforme as orientações, durante a permanência nos locais de prova os participantes também deverão seguir algumas recomendações como: permanecer de máscara durante a aplicação e higienizar as mãos em caso de troca de máscara ou em qualquer tipo de contato com materiais ou pessoas durante a aplicação.

Para o dia de aplicação do Enem, o Inep apresenta orientações importantes para que os candidatos obedeçam, sendo elas: comparecer ao local de aplicação com antecedência de uma hora para facilitar a entrada; respeitar o distanciamento social e usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca.

Além disso, a orientação é para a leitura do cartaz que estará fixado fora do local de provas e que apresentará as orientações em relação aos procedimentos de prevenção à covid-19. Já no momento de se identificar, antes de entrar na sala de provas, o estudante precisará retirar a máscara pelo elástico para que o chefe de sala possa verificar a fisionomia e a foto do documento de identificação. Após essa etapa, deve-se higienizar as mãos com álcool em gel e seguir as demais instruções do chefe de sala.

 

Enem

Ao todo, o sistema do Enem recebeu 4.004.764 inscrições para a atual edição. Esse número corresponde às duas versões do exame (impressa e digital). As inscrições começaram no dia 30 de junho e se estenderam até 14 de julho.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado da avaliação é possível pleitear o ingresso em cursos de graduação oferecidos por instituições públicas e privadas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Além disso, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota do exame para acesso aos seus cursos.

 

Cronograma:

Inscrições: 30 de junho a 14 de julho

Pagamento da inscrição: até 19 de julho

Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho

Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho

Provas: 21 e 28 de novembro

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.