Enem 2021: aberto período para pedir isenção de inscrição no exame

Solicitação deve ser feita até o dia 28 de maio na Página do Participante
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 têm até o dia 28 de maio para solicitar isenção da taxa de inscrição do exame. O procedimento deve ser feito diretamente na Página do Participante do Enem, por meio do preenchimento de formulário.

Tem direito à isenção estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio, em 2021, em escola da rede pública; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola da rede privada, com bolsa de estudo integral, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou ser membro de família de baixa renda inscrito no CadÚnico.

Quem estiver em um desses contextos deve anexar a documentação para comprovação, entre eles estão: cédula de identidade do participante e grupo familiar; cópia do cartão com o NIS válido; histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio em escola pública, com assinatura e carimbo da escola. Bolsistas de escola particular devem enviar declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Justificativas

Também até o dia 28, os inscritos que faltaram ao Enem 2020 precisam justificar ausência. Essa justificativa é válida para os estudantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição na edição anterior do exame, não compareceram aos dois dias de provas, mas desejam realizar a prova este ano sem precisar pagar a taxa.

Entre as razões aceitas para justificar estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, vítima de acidente de trânsito, entre outras.

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado do exame é possível ingressar no ensino superior de diversas formas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Mas as possibilidades ofertadas pelo Enem não param por aí, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação para acesso aos seus cursos de graduação.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.