Encerrada 5ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

A 5ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais, realizada na reserva Xucuru-Kariri, em Caldas, no Território Sudoeste, chegou ao fim no último domingo (17/9). O evento foi viabilizado pela parceria da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Prefeitura Municipal de Caldas, e teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A abertura oficial dos Jogos contou com a presença do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo. Na oportunidade, o secretário, que é descendente de índios da tribo Caxixó, da cidade de Martinho Campos, encontrou-se com familiares que estavam em Caldas e com representantes das demais tribos que integraram a competição.

Na disputa das oito modalidades tradicionais dos Jogos Indígenas, entre as 11 etnias participantes do evento, a etnia Krenak foi a que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio.

Representantes da tribo foram campeões masculinos no derruba toco, corrida do maracá e corrida de tora, e cabo de guerra (masculino e feminino). A etnia Xacriabá sagrou-se campeã nas disputas do futebol masculino e feminino, e nas corridas femininas do maracá e de tora.

Os representantes da sede da tribo Pataxó ficaram com os títulos do derruba toco e zarabatana femininos e do arremesso de lança masculino e feminino, enquanto os representantes da aldeia de Açucena foram campeões masculinos no arco e flecha. Os anfitriões da etnia Xucuru-Kariri venceram as disputas do arco e flecha feminino e da zarabatana masculina. Os indígenas maxacalis levaram o título do bodok masculino.

Para o cacique Jal Xucuru Kariri, anfitrião dos Jogos, o evento superou as expectativas. “Quero agradecer a participação das equipes presentes, todas as aldeias e caciques, e parabenizar ao Governo de Minas Gerais e a todos que se empenharam para o sucesso da competição. Esses foram dias que ficarão guardados em nossa memória”, afirmou. 

Já o cacique Mesaque Pataxó, representante do Conselho dos Povos Indígenas do Estado de Minas Gerais (COPIMG), ressalta o envolvimento da comunidade indígena na competição. “Foi muito gratificante a realização dessa 5ª edição dos Jogos Indígenas. Ela nos mostrou que estamos cada vez mais fortalecidos e as aldeias se empenhando para esses momentos de celebração da nossa cultura. Todos saímos vitoriosos, uma vez que o evento é de grande valia, é festa a todo momento. Esperamos poder melhorar a qualidade dos jogos a cada encontro”, finalizou.

Competição

Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado de Minas Gerais (COPIMG) e têm como objetivo promover o esporte socioeducacional nas aldeias indígenas mineiras como instrumento de fortalecimento da identidade das culturas tradicionais, estimulando valores originais e intercâmbio entre as etnias para a promoção da cidadania indígena.

A realização do evento constitui uma significativa oportunidade de valorização e fortalecimento da identidade das etnias indígenas residentes em Minas, uma vez que promove o encontro e articulação entre as mais diversas comunidades.

Várias localidades no Brasil promovem jogos regionais indígenas. Desde 1996 são realizados os Jogos Brasileiros e, em 2015, foi realizada a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas em Palmas, Tocantins. Indígenas de 22 países e 24 etnias brasileiras participaram do evento.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.