Empreendedorismo em quatro rodas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O espírito empreendedor está a solta em Patos de Minas!

Foto: Divulgação
Empreender é, para o professor Marlon Wender, usar suas melhores competências para criar algo diferente e com valor. ”Empreender não é fácil. É necessário ter comprometimento, dedicar todo o tempo ao negócio, concentrar todos os esforços necessários para a realização do projeto e assumir os riscos, sejam eles financeiros, físicos ou sociais. É criar algo que seja diferente e que ainda assim possua valor para a sociedade”.

E é isso que Daniela Araújo, 27 anos, mineira de Arinos, está fazendo. Daniela sempre foi envolvida com comunicação – ela inclusive cursou Publicidade e Propaganda. ”Sou locutora desde os 15 anos, iniciei o curso em Brasília, onde morei por 4 anos, e, infelizmente, não o conclui. Mudei para Patos de Minas e depois de um tempo transferi o curso para cá, mas depois de 1 ano, resolvi trancar novamente o curso para poder empreender”, declara.

Patos de Minas possui um projeto de extensão focado em incentivar a prática empreendedora: A Farol Incubadora de Empresas. Com a missão de promover e transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, estimulando o empreendedorismo no meio acadêmico e empresarial, a Farol busca meios de propiciar o desenvolvimento econômico e social no âmbito do município de Patos de Minas e região.

A Farol é uma entidade sem fins lucrativos que visa dar sustentabilidade a empresas que estão se constituindo, a empreendedores que tenham uma ideia e desejam transformá-la em negócio, a pesquisadores que desenvolvam pesquisas de novos produtos/serviços e que tenham como premissa a inovação tecnológica e, até mesmo, àquele pesquisador que desenvolveu um produto e não sabe como colocá-lo no mercado.

”A ideia de montar um Truck já habitava em mim há muitos anos, sempre gostei de cozinhar e sempre tive muito jeito também, anos atrás vi uma reportagem na internet sobre a onda de food truck. Desde então comecei uma pesquisa incansável, e pensei que poderia dar certo porque tinha tudo haver com a minha personalidade”, afirma a jovem empreendedora.

Segundo Daniela, um dos grandes motivadores para a sua tomada de decisão é um mentor da Farol Incubadora. ”O Marlon foi fundamental pra tomar a decisão de montar o negócio, já nas primeiras aulas dele eu tomei a iniciativa de mostrar um projeto da tapioca mineira, que eu fabricava e embalava em casa. Ele gostou muito da ideia, só que no decorrer do semestre eu fui tendo muitas outras ideias de negócios, que talvez pudessem dar certo, e passamos pela ideia da fábrica de salgados até a de abrir um food de tapiocas. Todos elas foram descartadas após minhas novas pesquisa, onde percebi que tira gosto, sanduíches e churros tudo junto num só lugar seriam uma melhor opção, visto que eu e meu marido temos um açougue. E mesmo eu não estando mais no curso, o Marlon tem me dado todo apoio e compartilhado comigo suas experiências e ensinamentos. Quando todos não acreditavam no meu potencial, o Marlon me disse que eu tinha chances no mercado, mas que eu só precisava de foco”.

E apoio é algo que não faltará a iniciativa empreendedora de Daniela. ”Com quase 15 anos de existência, a Farol tem contribuído para o sucesso das empresas de diversos ramos de negócio que passaram por seu processo de Incubação. Sendo assim, ficaríamos extremamente felizes em ofertar a Daniela Food Truck nosso apoio, incentivo e estímulo, afim de que a empresa tenha condições de se estabelecer, se fortalecer e se solidificar no mercado”, declara a equipe da Farol Incubadora.

Para o Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco, ”é muito louvável a atitude empreendedora em relação a este Food Truck. O evento realizado semana passada na Av. Getúlio Vargas mostrou que o ramo tem muito potencial para crescer, e a diversificação do ramo alimentício ajuda no desenvolvimento de nossa cidade”.

A Maria na Chapa é um Food Truck voltado para a venda de tira gosto, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sanduíches estilo americano (philly cheesesteak) e churros gourmetizados.

”A ideia de um Food Truck partiu da necessidade de algo diferente e inovador para Patos de Minas, elaboramos um Food Truck estilo feminista, o design do trailer mostra mulheres dos anos 60, as Pin Up de modo descontraído e moderno – mesmo sendo baseado em mulheres anos 60 é moderno sim – e o nosso objetivo é oferecer uma mistura de barzinho, com a modernidade e rapidez, praticidade de um food truck a nossos clientes. Com essa mistura perfeita nasce a Maria na Chapa, trazendo o melhor da comida de boteco”, afirma Daniela Araújo.

A inauguração do Maria na Chapa acontecerá no dia 15 de abril às 20:00h.

Déborah Santos
Triângulo Notícias
12/04/2017 

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS