Em entrevista exclusiva, presidente da Copasa explica proposta de revisão contratual

Ele concluiu a entrevista dizendo que eventuais falhas acontecem, independente se a empresa é pública ou privada, sendo que o importante é solucionar com rapidez.

Compartilhe!

O presidente da COPASA, Guilherme Augusto Duarte de Faria, concedeu entrevista exclusiva ao Patos Notícias na manhã desta quarta-feira (10/04). Ele afirmou que a proposta da companhia visa melhorar os serviços prestados em Patos de Minas e que não houve nenhuma interferência do Governo Estadual.

Guilherme explicou que a proposta de 15% de desconto e de R$ 40 milhões de outorga (valor pago a prefeitura) é a melhor possível, ou seja, não existe possibilidade de aumentar o percentual ou o valor de indenização. Também ressaltou que o município terá os mesmos benefícios previstos na eventual licitação e que os investimentos e os resultados serão antecipados.

Questionado pelo jornalista Lélis Félix, Guilherme informou que o desconto será concedido imediatamente após a assinatura da repactuação contratual. Ele será válido até o fim do contrato, em 2038, sendo o valor da tarifa corrigido anualmente de acordo com a inflação.

Sobre investimentos, o presidente da COPASA explicou que serão adotadas medidas para diminuir as perdas (vazamentos), além de aumentar a capacidade de tratamento, dos reservatórios e da distribuição de água. Também citou que serão adotadas ações para diminuir o mau cheiro na ETE do bairro Jardim Quebec.

Guilherme também foi indagado sobre os descartes irregulares de esgoto no Rio Paranaíba. Segundo ele, a proposta prevê 94% de tratamento de esgoto até 2036, sendo o percentual acima do previsto pelo Marco Legal do Saneamento que fixa em 90%. Mencionou que muitas ocorrências de vazamento de esgoto ocorrem devida a ligações irregulares. Alguns moradores acabam ligando o esgoto na rede pluvial ou vice-versa o que provoca o extravasamento.

No final da entrevista, o presidente da COPASA destacou que o compromisso da companhia é oferecer um serviço com a maior qualidade possível e com transparência. Citou que eventuais falhas acontecem, independente se a empresa é pública ou privada, sendo que o importante é solucionar os problemas com rapidez.

Consulta Pública

A Prefeitura de Patos de Minas abriu consulta pública para verificar a opinião da população sobre a proposta da COPASA para repactuação do contrato vigente. O objetivo é adequar as obrigações da companhia. Não haverá, segundo o executivo, renovação contratual, permanecendo a vigência atual até 2038.

O período de participação é de 9 a 16 de abril e exclusivamente pela internet. O formulário solicita nome do participante, CPF e resposta para a pergunta “você concorda com as mudanças no contrato atual de água e esgoto?” com opções sim ou não. Para participar basta acessar bit.ly/patoscopasa (clique aqui). A prefeitura divulgou um resumo da proposta da COPASA.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.