Eleitores do Amazonas voltam às urnas neste domingo para escolher governador

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O segundo turno da votação para ecolher o novo governador do Amazonas começou às 8h, horário de Manaus, 9h em Brasília, deste domingo (27). Concorrem ao pleito Amazonino Mendes, do PDT, que teve 38,92% dos votos, e Eduardo Braga, do PMDB, que alcançou 24,7% dos votos no primeiro turno do pleito, ocorrido no dia 20.

São mais de 2 milhões de eleitores amazonenses aptos a votar nos 62 municípios do estado. Na primeira hora do pleito, nove urnas precisaram ser substituídas, seis na capital, duas em Iranduba e uma em Itacoatiara, de acordo com o primeiro balanço do dia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Até o momento, não há registro de atraso no início da eleição em nenhuma zona eleitoral. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do órgão, Rodrigo Camelo, alguns ajustes foram feitos no segundo turno para minimizar as ocorrências.

“Todas as sessões começaram com votação eletrônica e esperamos que todas terminem assim. No momento de preparação do segundo turno, efetuamos a substituição de 22 urnas, antes do pleito, o que minimiza os problemas neste dia. Foi feito um trabalho na questão logística entre os dois turnos. Aumentamos os números de pontos de transmissão de dados, mais 33. A gente vai ter uma segurança maior”, destacou Camelo.

Ao todo, o TRE-AM disponibilizou 6.686 urnas eletrônicas em todo o estado, quase metade está em Manaus, que concentra 1.274.399 eleitores dos 2,3 milhões do estado. “Por enquanto está tudo tranquilo, dentro da normalidade”, informou o desembargador Yêdo Simões, presidente do tribunal.

Um homem foi detido na madrugada deste domingo por desacato durante fiscalização da Lei Seca da Polícia Civil. Ele foi flagrado consumindo bebida alcoólica e resistiu à abordagem policial. Portaria conjunta do TRE-AM e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas proibiu, entre 2h da madrugada e 18h do dia da eleição, o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais abertos ao público em todo o estado.

 Tanto Amazonino Mendes (PDT) quanto Eduardo Braga (PMDB) já foram governadores do Amazonas. A votação vai até as 17h, horário local. A divulgação do resultado só deve começar às 18h, por causa do fuso horário em 11 municípios, que é de duas horas a menos em relação a Brasília e uma hora a menos em relação à capital amazonense.

A eleição suplementar para o governo do Amazonas foi determinada em maio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-governador José Melo (Pros), e o vice, Henrique Oliveira (Solidariedade), tiveram os mandatos cassados por compra de votos nas eleições de 2014. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, David Almeida, do PSD, está no comando do estado interinamente.

Fonte: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.