Eleições 2020: Saiba como denunciar disparos em massa no WhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou plataforma para receber denúncias.

Compartilhe!

As eleições municipais, assim como o pleito de 2018, ocorrem na era das fake news (notícias falsas). Por esse motivo, os eleitores devem ficar atentos para não acreditar em informações inverídicas e principalmente não propagar esse tipo de conteúdo.

O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, é a principal rede social utilizada para disseminar esse tipo de conteúdo.

Recentemente, o Facebook anunciou a redução no número de encaminhamentos. Antes você podia reenviar a mensagem para até 20 contatos ou grupos, agora esse número caiu para cinco. Outra mudança foi o indicador de “duas setinhas” em cima da mensagem que mostra que aquele texto foi enviado em massa.

A utilização de métodos artificiais, ou seja robôs, é ilegal e vai contra os termos de uso do WhatsApp. Pensando em combater esse tipo de envio e principalmente a propagação de fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma plataforma para receber denúncias. Veja a seguir como denunciar:

  1. Acesse: https://denuncia-whatsapp.tse.jus.br/dew/rest/denuncia/;
  2. Preencha com suas informações pessoais: nome, e-mail, telefone, cidade/estado;
  3. Indique a data de recebimento da mensagem e o número de WhatsApp que mandou o conteúdo;
  4. Você deve indicar se o conteúdo faz referência as eleições e relatar do que se trata a mensagem;
  5. Depois basta clicar em “ENVIAR”.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.