Educação promove live sobre tecnologias e aprendizagem

A palestra on-line foi direcionada a profissionais que atuam na rede municipal de ensino.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O constante aperfeiçoamento profissional é importante e necessário para possibilitar aos educadores momentos de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre a prática pedagógica deles. Diante dessa relevante demanda, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nessa quarta-feira (17), a live “Educação na era do like: novos territórios de aprendizagem”. A palestra foi proferida pela professora da PUC Minas Manuela Bezerra e contou com a participação de aproximadamente 250 profissionais da rede municipal de ensino.

A fala da professora levantou questões sobre os novos cenários de ensino que surgem com o avanço tecnológico e sobre a aprendizagem como experiência significativa para os estudantes. Manu Bezerra destacou o contexto histórico pós-industrial marcado pelas transformações sociais que, cada vez mais, acontecem em ritmo acelerado. “Vivemos a era da fluidez, da sociedade líquida, de um mundo que se mostra em constante movimento e com mudanças extremamente rápidas”, destacou a palestrante. “Nesse contexto, a gente sempre é novato, pois estamos constantemente aprendendo em relação a essas transformações”, acrescentou.

Manu Bezerra também ressaltou que não é possível aprender todas as ferramentas tecnológicas que surgem diariamente, por isso é muito importante que o professor desenvolva habilidades para estabelecer critérios de curadoria para selecionar o que realmente fará sentido para o aluno. Para ela é preciso discernir, nos novos cenários de aprendizagem, o que realmente é significativo no processo de aprendizagem daquilo que é apenas pirotecnia tecnológica.

Para professores que assistiram à live, o momento propiciou muito aprendizado e novas possibilidades para inovação do trabalho docente. Ao comentar sobre a palestra on-line, a educadora infantil Renata Cristina de Sousa Martins, do CMEI Edna Borges Babilônia, elogiou a fala de Manu Bezerra, destacando: “Momento muito rico, que impulsiona a nossa prática pedagógica em tempos de pandemia”. O professor de matemática Marcelino Alves, da Escola Municipal Norma Borges Beluco, também manifestou-se, ressaltando a leveza com que o tema foi abordado: “Momento descontraído de aprendizagem, fazer o diferente é sempre um desafio”, afirmou.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.