O constante aperfeiçoamento profissional é importante e necessário para possibilitar aos educadores momentos de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre a prática pedagógica deles. Diante dessa relevante demanda, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nessa quarta-feira (17), a live “Educação na era do like: novos territórios de aprendizagem”. A palestra foi proferida pela professora da PUC Minas Manuela Bezerra e contou com a participação de aproximadamente 250 profissionais da rede municipal de ensino.
A fala da professora levantou questões sobre os novos cenários de ensino que surgem com o avanço tecnológico e sobre a aprendizagem como experiência significativa para os estudantes. Manu Bezerra destacou o contexto histórico pós-industrial marcado pelas transformações sociais que, cada vez mais, acontecem em ritmo acelerado. “Vivemos a era da fluidez, da sociedade líquida, de um mundo que se mostra em constante movimento e com mudanças extremamente rápidas”, destacou a palestrante. “Nesse contexto, a gente sempre é novato, pois estamos constantemente aprendendo em relação a essas transformações”, acrescentou.
Manu Bezerra também ressaltou que não é possível aprender todas as ferramentas tecnológicas que surgem diariamente, por isso é muito importante que o professor desenvolva habilidades para estabelecer critérios de curadoria para selecionar o que realmente fará sentido para o aluno. Para ela é preciso discernir, nos novos cenários de aprendizagem, o que realmente é significativo no processo de aprendizagem daquilo que é apenas pirotecnia tecnológica.
Para professores que assistiram à live, o momento propiciou muito aprendizado e novas possibilidades para inovação do trabalho docente. Ao comentar sobre a palestra on-line, a educadora infantil Renata Cristina de Sousa Martins, do CMEI Edna Borges Babilônia, elogiou a fala de Manu Bezerra, destacando: “Momento muito rico, que impulsiona a nossa prática pedagógica em tempos de pandemia”. O professor de matemática Marcelino Alves, da Escola Municipal Norma Borges Beluco, também manifestou-se, ressaltando a leveza com que o tema foi abordado: “Momento descontraído de aprendizagem, fazer o diferente é sempre um desafio”, afirmou.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise