INFORME PUBLICITÁRIO

Educação nota 10! Ano letivo na rede municipal de ensino começa com distribuição de kits escolares e uniformes

Investimento no futuro: escolas e CMEIs reformados, ampliação do kit escolar e entrega de uniformes para alunos da rede municipal.

Compartilhe!

Alunos e pais da rede municipal de ensino têm muito a comemorar em 2024. Já nos primeiros dias do ano letivo, a Prefeitura de Patos de Minas entregou kits escolares e uniformes para os estudantes matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e também nas escolas municipais.

Lápis de cor, canetinhas, cadernos, agenda, tinta guache, massa de modelar, mochila e, inclusive, garrafinha para água. Esses são apenas alguns dos itens que fazem parte do kit de material escolar distribuído pela Prefeitura de Patos de Minas. Além disso, duas lindas camisetas azuis de uniforme também foram distribuídas.

Os estudantes matriculados na rede municipal de ensino receberam o material já na primeira semana de aula. Foram entregues mais de 6,6 mil itens para os alunos, desde a pré-escola até o 9º do ensino fundamental. E detalhe, estes itens são de uso individual e adequados ao ano escolar de cada estudante.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas, a distribuição tem como objetivo auxiliar pais e responsáveis na composição da lista necessária para o ano letivo, assim como incentivar os estudantes.

Sabemos que a distribuição de kits escolares nas escolas da rede municipal de Patos de Minas é um projeto criado em 2017 por meio de uma Lei Municipal. Mas, em 2022, a administração municipal, com apoio do legislativo, alterou a referida norma e o kit foi ampliado para atender melhor às necessidades dos alunos. Desde então, para a educação infantil, foram acrescentados três itens, seis para os anos iniciais do ensino fundamental e nove para os anos finais.

O secretário municipal de Educação, Carlos André, falou um pouco sobre os kits e explicou que os cadernos vieram com novo visual. As capas novas foram criadas de acordo com cada etapa em que o estudante se encontra dentro do ciclo de educação.

“Reformulamos todas as capas e fizemos criações novas, mais coloridas, para poder atrair mais o aluno”, ressaltou.

Carlos André destacou também que os cadernos foram direcionados para cada etapa de ensino. A pré-escola tem um caderno brochurão sem pauta, o 1º e 2º ano é um pré-livro, já do 3º ao 5º é um brochurão com linhas e do 5º ao 9º é um caderno de arame próprio para o estudante desta etapa.

Rayana Costa é mãe do Augusto Miguel (foto acima), de apenas três anos, que está matriculado no CMEI Branca de Neve, no Centro de Patos de Minas. Ela conta que este é o segundo ano letivo consecutivo que o filho está na CMEI e ela está muito contente com a atenção que ele tem recebido.

“Augusto Miguel está pelo segundo ano letivo consecutivo no CMEI Branca de Neve, no qual sempre foi muito acolhido e em processo de evolução positiva”

Rayana contou que sobre a empolgação do filho ao receber as camisetas de uniforme.

“A contribuição com o uniformes novos além de causar empolgação dele pelo recebimento, foi uma forma da administração poder contribuir com segurança das nossas crianças, poupar consumismo.”

Carlos André explicou que, assim como Augusto, cada aluno receberá duas camisetas e, em breve, será entregue um casaco para o inverno. Os uniformes estão sendo distribuídos pela administração municipal.

Obras de construção e reformas de escolas e CMEIs

A Prefeitura de Patos de Minas também está reformando escolas municipais e CMEIs e construindo novos CMEIs. Algumas das instituições de ensino que recebem intervenção foram inauguradas há mais de 30 anos e nunca tinham sido reformadas, mas agora estão sendo entregues pela administração municipal com uma cara nova e mais moderna.

Essas intervenções somam um investimento de R$ 40 milhões, um marco na história da educação em Patos de Minas. Um recurso que visa à melhoria da qualidade do serviço que é oferecido aos estudantes na cidade.

Nos próximos meses, haverá a entrega oficial das reformas nos CMEIs “Vereador Heleno Luiz” (Bairro Jardim Peluzzo), “Eunice Maria Caixeta Rocha – Tia Nicinha” (Bairro Belvedere), “Zé Mota” (Pindaíbas) e nas escolas municipais “Professora Marluce Martins de Oliveira Scher”  (Bairro Planalto), “João Gualberto de Amorim Júnior” (Comunidade de Curraleiro), “Maria Inez Rubinger de Queiroz Rodrigues” (Bairro Ipanema), “Norma Borges Beluco” (Bairro Jardim Céu Azul), Frei Leopoldo (Bairro Várzea), Prefeito Jacques Corrêa da Costa (Bairro Lagoinha).

Em 2023, a prefeitura entregou o primeiro prédio do novo padrão arquitetônico de CMEIs na cidade. Foi projetada estrutura inovadora, com ambiente mais moderno e adequado para a fase de desenvolvimento da faixa etária atendida pela instituição de ensino. Seguindo os mesmos moldes, estão com entrega prevista para este semestre as obras dos CMEIs dos bairros Sebastião Amorim, Caramuru e Alvorada.

De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, os recursos investidos não são apenas em infraestrutura, pois trata-se de investimento no potencial de cada aluno da rede municipal de Patos de Minas.

“Investir na educação é investir no futuro da nossa cidade, pois são as nossas crianças que daqui a 10, 15, 20 anos serão o alicerce da nossa sociedade. E esse é o nosso foco, por isso estamos fazendo reestruturações, desde a estrutura física das escolas até a oferta de material escolar de qualidade e de uniforme, por exemplo”, afirma Falcão.

Compartilhe!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.