EDITORIAL: Existe algum político que assume o conchavo?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nos últimos dias surgiram teorias sobre troca de cargos por votos, sobretudo na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal. Esse tipo de polêmica, no entanto, não é restrito a Patos de Minas, é uma discussão comum a todos os municípios brasileiros.

Dois políticos disputaram a chefia do legislativo patense. De um lado Bartolomeu Ferreira, do Democratas, mais alinhado a política tradicional e a oposição ao governo de Luís Eduardo Falcão (PODEMOS). Do outro Ezequiel Macedo, do Progressistas, aliado do executivo.

Na sexta-feira (01/01) durante a cerimônia de posse surgiram surpresas. Dois vereadores foram contra a corrente e resolveram mudar de lado. João Marra, do Patriota, estava inscrito como 2º secretário na chapa de Bartolomeu, contudo durante a sessão pediu recesso e trocou de lado. Ele retirou o nome da chapa e votou em Ezequiel.

Elizabeth Maria, do Democratas, também surpreendeu. Ela resolveu abandonar o colega de partido e votar em Ezequiel Macedo, demostrando alinhamento com a gestão de Luís Eduardo Falcão.

Após o resultado surgiram teorias conspiratórias, os chamados conchavos, ou em bom português, a negociata. Teve quem disse que João Marra iria indicar alguém para um cargo de confiança na câmara ou que seu voto foi condicionado a indicação de Ivan Rosa para a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Já outros afirmam que Elizabeth trocou o voto por um cargo para o irmão. José Wilson Amorim, ex-prefeito de Lagoa Formosa, foi nomeado para a Diretoria de Obras.

João Marra e Elizabeth Maria negam que tenham “vendido” seus votos. Do outro lado do poder, Luís Eduardo Falcão, que se apresenta como embaixador da nova política, nega todas as especulações de negociata.

Não estamos aqui para afirmar se houve ou não conchavo. Não temos qualquer prova concreta que isso tenha ocorrido. Mas perguntamos, existe algum político que assume o conchavo?

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.