Eclipse solar parcial será visível no Alto Paranaíba

Fenômeno acontece na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, a partir das 13h.

Compartilhe!

Registro de eclipse solar parcial visualizado em Patos de Minas em julho de 2019
Foto: Observatório Dumont

Os residentes no Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro terão a oportunidade de acompanhar o eclipse solar parcial. O fenômeno astronômico acontecerá na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, a partir das 13h. A observação dependerá das condições climáticas.

Segundo Gilberto Dumont, estudioso em astronomia, o eclipse será total em algumas regiões da Argentina e do Chile, onde a sombra do alinhamento Sol-Lua-Terra se projetará. Já em grande parte do Brasil observaremos o eclipse em sua parcialidade, inclusive no sudeste.

Devida a posição geográfica de nossa região, observaremos cerca de 20% do sol encoberto. O fenômeno deve durar cerca de duas horas, terminando as 15h07min. “Num eclipse solar, a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, obstruindo parte ou o todo da luz de nossa estrela” destaca o especialista.

Para contemplar o eclipse são necessários cuidados especiais para não comprometer a visão. Gilberto Dumont, explica que não se deve olhar diretamente para o sol sem proteção. Muitas pessoas tem o costume de usar chapas de raio-x para se proteger da luminosidade, contudo elas não são eficazes já que não possuem proteção contra a luz ultravioleta. O mais indicado é usar filtro solar específico para este fim, ou na falta deste, máscara de soldador nº14 ou acima, e contemplar rapidamente, não excedendo 30 segundos de observação.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.