Eclipse solar parcial será visível no Alto Paranaíba

Fenômeno acontece na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, a partir das 13h.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Registro de eclipse solar parcial visualizado em Patos de Minas em julho de 2019
Foto: Observatório Dumont

Os residentes no Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro terão a oportunidade de acompanhar o eclipse solar parcial. O fenômeno astronômico acontecerá na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, a partir das 13h. A observação dependerá das condições climáticas.

Segundo Gilberto Dumont, estudioso em astronomia, o eclipse será total em algumas regiões da Argentina e do Chile, onde a sombra do alinhamento Sol-Lua-Terra se projetará. Já em grande parte do Brasil observaremos o eclipse em sua parcialidade, inclusive no sudeste.

Devida a posição geográfica de nossa região, observaremos cerca de 20% do sol encoberto. O fenômeno deve durar cerca de duas horas, terminando as 15h07min. “Num eclipse solar, a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, obstruindo parte ou o todo da luz de nossa estrela” destaca o especialista.

Para contemplar o eclipse são necessários cuidados especiais para não comprometer a visão. Gilberto Dumont, explica que não se deve olhar diretamente para o sol sem proteção. Muitas pessoas tem o costume de usar chapas de raio-x para se proteger da luminosidade, contudo elas não são eficazes já que não possuem proteção contra a luz ultravioleta. O mais indicado é usar filtro solar específico para este fim, ou na falta deste, máscara de soldador nº14 ou acima, e contemplar rapidamente, não excedendo 30 segundos de observação.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.