Eclipse da Lua e planetas poderão ser observados durante evento astronômico em Patos de Minas

A Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia (APEPA) irá promover um evento com telescópios para a observação no início da noite desta sexta-feira (27/07).
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Integrantes da APEPA com seus telescópios em Patos de Minas.
Foto: Divulgação

O assunto da semana foi o eclipse lunar mais longo do século. Nas redes sociais o que não faltou foi postagens a respeito do fenômeno. Depois de muito comentar, chegou a hora de observar, a lua ficará encoberta e proporcionará um espetáculo na noite desta sexta-feira, 27 de julho.

A população de Patos de Minas poderá acompanhar a partir das 17h47min, horário previsto para o nascimento da Lua. A APEPA (Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia) promoverá um evento de observação com telescópios. A reportagem do Triângulo Notícias conversou com Teresinha Souza, integrante da associação. Segundo ela, o eclipse será um momento único. “A duração deste eclipse será maior que a dos outros. Será em sua totalidade cerca de 4 horas . Porém aqui no Brasil, dependendo de cada região será de apenas 1h40. Quando a Lua surgir no horizonte, já estará eclipsada. As regiões leste do país serão mais privilegiadas.”

- Continua depois da publicidade -

Os patenses terão que se contentar com um eclipse um pouco mais curto. “A Lua tocará a penumbra às 14h14, ainda não terá surgido no horizonte, e caminhará por essa zona até às 15h24, quando sua borda encosta na área de umbra, a parte mais escura da sombra. O ápice do eclipse ocorre às 17h22, quando a Lua estiver no centro. A lua permanecerá dentro da umbra até 18h13, o que nos proporcionará a possibilidade de acompanhar o final do eclipse” finaliza Teresinha Souza.

A observação com telescópio será realizada no Bairro Jardim Europa, atrás da Mata do Catingueiro, zona leste de Patos de Minas. O evento é gratuito e começará a partir das 17:30. Segundo os meteorologistas, o tempo será propício a contemplação do fenômeno, já que não há previsão de chuva e a nebulosidade será quase nula. A única recomendação é levar um agasalho, pois a temperatura cairá e os termômetros poderão marcar até 12º C.

Foto: Divulgação

A protagonista da noite será a Lua, porém quem comparecer ao evento poderá observar alguns planetas do sistema solar. O Planeta Marte está em conjunção com a Lua e por esse motivo seu brilho estará mais intenso. Também será possível, com o auxílio dos telescópios da APEPA, visualizar Júpiter (e suas quatro luas galileanas), Saturno (e seus anéis) e Vênus. Além de várias constelações e estrelas presentes na bandeira brasileira.

Se reúna com seus amigos e familiares para acompanhar esse fenômeno que é considerado um dos maiores do século. Aproveite e envie fotos para o  WhatsApp do Triângulo Notícias (034 9 9972-9703). 

Facebook da APEPA – (Clique aqui e Acesse)
Blog Observatório Dumont (Clique aqui e Acesse)
Instagram da APEPA (Clique aqui e Acesse)
Site da APEPA (Clique aqui e Acesse)

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -