Eclipse da Lua e planetas poderão ser observados durante evento astronômico em Patos de Minas

A Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia (APEPA) irá promover um evento com telescópios para a observação no início da noite desta sexta-feira (27/07).

Compartilhe!

Integrantes da APEPA com seus telescópios em Patos de Minas.
Foto: Divulgação

O assunto da semana foi o eclipse lunar mais longo do século. Nas redes sociais o que não faltou foi postagens a respeito do fenômeno. Depois de muito comentar, chegou a hora de observar, a lua ficará encoberta e proporcionará um espetáculo na noite desta sexta-feira, 27 de julho.

A população de Patos de Minas poderá acompanhar a partir das 17h47min, horário previsto para o nascimento da Lua. A APEPA (Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia) promoverá um evento de observação com telescópios. A reportagem do Triângulo Notícias conversou com Teresinha Souza, integrante da associação. Segundo ela, o eclipse será um momento único. “A duração deste eclipse será maior que a dos outros. Será em sua totalidade cerca de 4 horas . Porém aqui no Brasil, dependendo de cada região será de apenas 1h40. Quando a Lua surgir no horizonte, já estará eclipsada. As regiões leste do país serão mais privilegiadas.”

Os patenses terão que se contentar com um eclipse um pouco mais curto. “A Lua tocará a penumbra às 14h14, ainda não terá surgido no horizonte, e caminhará por essa zona até às 15h24, quando sua borda encosta na área de umbra, a parte mais escura da sombra. O ápice do eclipse ocorre às 17h22, quando a Lua estiver no centro. A lua permanecerá dentro da umbra até 18h13, o que nos proporcionará a possibilidade de acompanhar o final do eclipse” finaliza Teresinha Souza.

A observação com telescópio será realizada no Bairro Jardim Europa, atrás da Mata do Catingueiro, zona leste de Patos de Minas. O evento é gratuito e começará a partir das 17:30. Segundo os meteorologistas, o tempo será propício a contemplação do fenômeno, já que não há previsão de chuva e a nebulosidade será quase nula. A única recomendação é levar um agasalho, pois a temperatura cairá e os termômetros poderão marcar até 12º C.

Foto: Divulgação

A protagonista da noite será a Lua, porém quem comparecer ao evento poderá observar alguns planetas do sistema solar. O Planeta Marte está em conjunção com a Lua e por esse motivo seu brilho estará mais intenso. Também será possível, com o auxílio dos telescópios da APEPA, visualizar Júpiter (e suas quatro luas galileanas), Saturno (e seus anéis) e Vênus. Além de várias constelações e estrelas presentes na bandeira brasileira.

Se reúna com seus amigos e familiares para acompanhar esse fenômeno que é considerado um dos maiores do século. Aproveite e envie fotos para o  WhatsApp do Triângulo Notícias (034 9 9972-9703). 

Facebook da APEPA – (Clique aqui e Acesse)
Blog Observatório Dumont (Clique aqui e Acesse)
Instagram da APEPA (Clique aqui e Acesse)
Site da APEPA (Clique aqui e Acesse)

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.