É fake (falso) que grupo estaria espalhando o HIV em Patos de Minas

A mensagem falsa começou a circular neste final de semana. O Patos Notícias procurou as autoridades que desmentiram a fake.

Compartilhe!

É fake (falso) que grupo estaria espalhando o HIV em Patos de Minas
Foto: Reprodução

Uma notícia falsa (fake news) sobre um suposto grupo contaminando pessoas com o vírus HIV em Patos de Minas, tem circulado em grupos de WhatsApp e outras redes sociais. A imagem alega que um grupo de pessoas estaria transmitindo o vírus ao realizar o teste de glicêmia nos moradores. Também aponta que tal prática estaria relacionada ao “Desafio da Baleia Azul”.

O Patos Notícias investigou a origem do cartaz e concluiu que se trata de uma informação falsa. A fake news em questão já foi disseminada em outras cidades brasileiras, tendo surgido inicialmente em 2019 no Distrito Federal e se espalhado para outros estados.

A Prefeitura de Patos de Minas foi procurada para comentar a situação e desmentiu categoricamente o boato. De acordo com as autoridades municipais, não há nenhum indício de que tal prática esteja ocorrendo no município.

A população deve tomar muito cuidado ao receber informações pelas redes sociais. Sempre desconfie e verifique em veículos de imprensa. Na dúvida, jamais compartilhe. A disseminação de notícias falsas pode configurar crime, sujeitando o autor e quem as divulga a responder por crimes contra a honra, difamação, calúnia e outros delito.

Além disso, é fundamental ressaltar que discriminar os portadores do vírus HIV é crime previsto pela Lei 12.984/14. A legislação determina punição de reclusão de um a quatro anos, além de multa, para aqueles que discriminam pessoas com HIV.

É importante esclarecer que, com o tratamento adequado, um portador de HIV pode levar uma vida normal. Estudos comprovam que pacientes em tratamento não transmitem o vírus por via sexual. O HIV é transmitido principalmente através de contato sexual e sanguíneo. É fundamental conscientizar a população de que abraços, apertos de mão e beijos não são vias de transmissão do vírus. A principal forma de prevenção continua sendo o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.