Dupla autenticação de acesso garante mais segurança contra invasores na web

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Procedimento cada vez mais comum pode ser implementado gratuitamente nos sites mais populares incluindo Google e Facebook 

Resultado de imagem para senhas
Foto: Divulgação
A segurança na internet é um dos fatores mais importantes quando levamos em conta o quanto o mundo está conectado. Usuários estão sempre com novas ferramentas sejam e-mails, redes sociais ou espaços de armazenamento em nuvem para guardar arquivos pessoais e profissionais. 
Uma pesquisa global da LastPass, ferramenta mais popular para o gerenciamento de senhas do mundo da LogMeIn, afirma que 70% dos usuários não estão utilizando a autenticação de dois fatores em suas senhas. O que não é de se espantar visto que, ainda, de acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados nunca ouviram falar da tecnologia.
Mas o que é a dupla autenticação? As etapas garantem uma segunda verificação de identidade do usuário para uma maior segurança no acesso a sites. Normalmente, é solicitado apenas seu login e senha para a identificação, enquanto com a autenticação dupla é necessária uma segunda forma de verificação além desta. Geralmente, esta fase é realizada através de um número, que pode ser recebido por SMS, gerado por um aplicativo, ou com a utilização de um dispositivo gerador de números “tokens”. 
Porém, existem diversas outras formas de segunda identificação, como receber uma ligação, um clique na tela do celular via “push” ou identificação biométrica, como a solicitação da impressão digital. Qualquer pessoa pode implementar a dupla autenticação em suas contas gratuitamente com a utilização de aplicativos como o LastPass Authenticator, ferramenta bastante popular que permite implementar dupla autenticação em acessos.
De acordo com Gustavo Boyde, Gerente de Marketing para América Latina da LogMeIn, o mesmo App permite a dupla autenticação para os mais diferentes sites, incluindo Facebook, Google, Amazon e Dropbox. “O Facebook atualmente tem um número de dados pessoais muito extenso, o que facilita a propensão de pessoas mal-intencionadas a conseguir esses dados e, neste requisito, o uso do aplicativo para dupla autenticação é uma ótima opção. A ferramenta é como se fosse um token universal, porém em um aplicativo no celular e que pode ser usado em diversos sites ao mesmo tempo”, comenta.
A segurança comum para identificação de acesso pede apenas seu login e senha. Com a autenticação dupla será necessário uma segunda checagem de quem está acessando, além da senha normal. Assim, mesmo que a senha inicial tenha sido comprometida por um invasor, ele não terá acesso a conta sem ser realizada uma segunda autenticação. 
Digamos que alguém roube o seu login e senha de um determinado site: se você usa a autenticação dupla pelo celular, essa pessoa não poderá finalizar o acesso a sua conta sem estar em posse do seu celular desbloqueado. Qualquer ameaça de hackers ou de pessoas má intencionadas fica protegida, mesmo no caso de roubo de uma senha. Afinal, todos estamos sujeitos a ataques virtuais e roubos de informações e, com o aplicativo, é possível se resguardar de mundo cada vez mais conectado. 
Déborah Santos
Triângulo Notícias
18/04/2017

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -