Direção do SAMU emite nota de repúdio contra vereador que manobrou ambulância

José Luiz (Podemos) manobrou o veículo que estava parada em frente a garagem da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe!

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste – CIREUNO, que administra o SAMU, emitiu nesta quinta-feira uma Nota de Repúdio contra o vereador José Luiz Borges (Podemos). Ele teria entrado numa ambulância que estava parada para atendimento no Centro de Patos de Minas, e manobrado o veículo. A ação foi divulgada por ele nas redes sociais.

No vídeo, divulgado por José Luiz na página do Instagram, mostra ele manobrando o veículo na rua José de Santana e com dizeres “Alguém precisando de atestado aí?”. No story seguinte, ele explica a situação, dizendo que a ambulância do SAMU estava parada em frente a garagem, impedindo a saída e entrada dos carros. Ele disse ainda que o veículo de emergência também dificultava a passagem de veículos na rua.

José Luiz disse que os socorristas não estavam no local e que aguardou por cerca de 10 minutos. Ele então entrou na ambulância, que estaria ligada, e manobrou o veículo. Ironizando a situação, ele ainda mandou abraço para a mãe dele, dizendo que ela queria que ele fosse médico. “Isso aí foi o que mais chequei”.

Em contato com o Patos Notícias, José Luiz comentou que achou a Nota de Repúdio do Cisreuno desnecessária. Ele contou que a ambulância estava bloqueando o trânsito na Rua José de Santana e também a saída da garagem.

Segundo José Luiz, a ação foi com intuito de ajudar, liberando o trânsito para os demais veículos. “Foi uma manobra para estacionar numa vaga que existia atrás da ambulância”, acrescentou.

O vereador disse que apoia e é fã do serviço do SAMU. Ele disse que foi uma situação simples de ser resolvida e por isso ele teve a iniciativa.

A secretária executiva do CIREUNO, Camila Silva de Matos, manifestou o repúdio a conduta praticada pelo vereador, destacando que não havia autorização ou legalidade para a atitude dele.

Camila destacou na nota que o Código de Trânsito Brasileiro prevê, através do artigo 29, que veículos de emergência gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência.

A nota esclareceu que o atendimento foi realizado nas proximidades da Rua José de Santana a um adolescente de 15 anos que sofria de crises convulsivas graves, destacando que o local é de difícil estacionamento.

Por fim, a nota informa que medidas administrativas e judiciais cabíveis já estão sendo tomadas.

Veja a nota oficial na íntegra:

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste – CIREUNO, neste ato representado por sua Secretária Executiva, Sra. Camila Silva de Matos, vem por meio deste, manifestar repudio a conduta praticada pelo então vereador de Patos de Minas/MG, Sr. Jose Luiz Borges no dia 17/04/2024.

No dia 17/04/2024, o então camarista Sr. Jose Luiz Borges divulgou em suas redes socias vídeos em que ele manobrava uma ambulância do CISREUNO – SAMU, que estava em atendimento, sem autorização ou legalidade.

Primeiramente, cumpre destacar que, as ambulâncias do SAMU 192, segundo o que leciona o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 29, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência.

Destaca-se ainda que, a equipe do SAMU 192, no caso em tela, estava em atendimento de urgência, socorrendo um adolescente de 15 (quinze) anos, que sofria de crises convulsivas graves.

Outrossim, é necessário esclarecer que, o atendimento foi realizado nas proximidades da rua José de Santana, em Patos de Minas/MG, local central da cidade, de dificílimo estacionamento.

Em um atendimento de urgência e emergência, cada segundo é decisivo para o sucesso do procedimento, por conta disso, a própria legislação prevê a livre circulação, estacionamento e parada das ambulâncias, não podendo os socorristas escolherem apenas locais apropriados para estacionar, perdendo tempo preciosos de atendimento ao paciente.

O compromisso do SAMU 192 é de salvar vidas.

É lamentável que o representante do povo, eleito para defender os interesses fundamentais da população, entre eles o direito à saúde, adote uma postura de descaso e desrespeito, não só em relação ao SAMU, mas principalmente em relação ao paciente.

Desta forma, lamentamos atitudes de desrespeito a vida humana e ao trabalho de primeiros socorros, como a que aconteceu no dia 17/04/2024, e lutaremos para manter a honra e probidade do serviço prestado pelo CISREUNO, destacando ainda que, medidas administrativas e judiciais cabíveis já estão sendo tomadas.

Compartilhe!

comentários

7 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
20/04/2024 18:31

e esse vereador idiota tem carteira e cursos pra dirigir ambulância.tem que multa ele e colocar os pontos na carteira.se não tiver habilitado pra tal.tem que prender a carteira.nao é isso que fala o código de trânsito?

Maria Antônia
20/04/2024 16:15

Que nôjo desse imbecil !! .Como consegue fazer deboche de uma situação tão delicada como essa ?.Só mesmo esse idiota .😡

Lourenço
20/04/2024 14:07

Se fosse um carro de polícia ele faria isso?

Silas Staphan Siqueira
20/04/2024 07:09

Não é necessário somente o espaço para estacionar a ambulância. Tem que ter espaço atrás para abrir as portas e manobrar a maca. Com certeza este espaço não foi respeitado.
O vereador poderia ser acusado de assassinato caso tivesse que manobrar para a posição inicial atrasando. E caso viesse a óbito.

Dr Kleber Alessandro Rodrigues
20/04/2024 04:59

O veículo parado aguarda pela equipe e paciente. O simples ato da mudança pode dificultar o acesso à ela ! Qdo a gente vem , vem com uma parafernalha que este verme não entende pq não é da área! Ele não sabe oq e colocar uma pessoa na ambulância e os loucos de carro e moto passando!. Não mexa na ambulância. Ela fica ligada para nao ter risco da equipe voltar e ela não pegar com o paciente dentro.

Soares
19/04/2024 17:29

Será que ele é habilitado pra esse tipo de veículo no qual exige habilitação categoria D mais curso de condutor de ambulância. Se não tiver. Deveria ser multado e sua habilitação apreendida conforme resolução do detran

Eusinho
19/04/2024 17:22

Vindo deste vereador tudo é possível. Tomara que nunca mais seja eleito. Vergonha da Câmara Municipal

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.