Diploma digital: MEC anuncia primeiras universidades que emitirão documento digital

UFPB e UFRN já começaram a emitir documento no novo formato
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa quarta-feira (16) que o diploma digital já é uma realidade em duas universidades brasileiras. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram as primeiras a emitir o documento no formato digital.

A criação de um portal nacional com o intuito de verificar a autenticidade dos diplomas também foi anunciada pelo MEC. No entanto, a página deve ficar pronta até o fim do primeiro semestre de 2021. O diploma digital foi criado e homologado em 2019. O objetivo é trazer mais praticidade, sustentabilidade e segurança na certificação do ensino superior.

No futuro, as faculdades terão autonomia para realizarem a diagramação do diploma de acordo com o padrão da instituição. O documento será validado através da assinatura das instituições com certificado digital e o carimbo de tempo, que ateste a data e hora de assinatura do diploma.

Emissão

A emissão dos diplomas digitais em ambas as universidades teve início no mês de dezembro e acontece em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O prazo estabelecido pelo MEC é que até o fim de 2021 as instituições de ensino estejam adequadas a esse processo. A adoção ao sistema de emissão de diplomas digitais acontecerá primeiro com as 69 universidades federais e os 41 institutos federais de ensino. Depois, o sistema deverá ser ofertado às instituições privadas.

O MEC também informou que, primeiramente, o modelo digital estará disponível apenas para os alunos que estão se formando. A pasta estuda a possibilidade de, no futuro, oferecer o documento digital para aqueles que já possuem um diploma de graduação.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ATENÇÃO: Dê preferência em utilizar sua conta do Facebook ou Google para comentar. Comentários com cinco descutidas serão submetidos a moderação. Para denunciar um comentário, clique na bandeira vermelha.
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.