Dia do Quadrinho Nacional ganha intensa programação na Biblioteca Pública Estadual

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dia 30 de janeiro é celebrado como o Dia do Quadrinho Nacional. Para comemorar a data, as dependências da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no Circuito Liberdade, serão ocupadas por uma intensa programação em homenagem à chamada nona arte.

Tudo acontece no sábado (27/1), quando exposições, oficinas, palestras e uma feira de quadrinhos independentes preenchem a programação, realizada em parceria com a Representação de Quadrinistas de BH, Estúdio Black Ink, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte. Todas as atividades são gratuitas.

- Continua depois da publicidade -

Ao longo do dia, a feira de quadrinhos independentes vai contar com a participação de dezenas de autores e desenhistas mineiros, como Bruno Pirata, Carol Cunha e Guilherme Infante. Na parte da tarde, o primeiro andar da Biblioteca recebe as oficinas “Como Fazer Quadrinhos sem Ideias”, ministrada por Ricardo Tokumoto; “Erotismo no Quadrinho”, com Aline Lemos; e “Como finalizar um projeto?”, com Gabriel Nascimento e João Belo.

Na Sala Multiuso acontecem palestras, entre elas “Laboratório de Quadrinhos Potenciais”, “Ao Redor da História – Como Divulgar seu Próprio Trabalho” e “Independente X Editora – Qual o melhor caminho?”.

A parte expositiva está igualmente interessante. A mostra intitulada “A Arte do Desenho” apresenta ao público o acervo da Biblioteca sobre a história do desenho e da pintura. São aproximadamente quinze livros, entre eles “A arte de J. Borges: do cordel a xilogravura”, organizado por José Octavio Penteado, a “História da Caricatura brasileira”, de Luciano Magno, o “Almanaque dos quadrinhos: 100 Anos de uma Mídia Popular”, de Carlos Patati e Flávio Braga, e a “Caneta e tinta: artistas contemporâneos, técnicas atemporais”, de James Hobbs.

Já a exposição “Shut Up and Listen! HQ, Cinema e Animação” traz uma adaptação audiovisual em curta-metragem da história em quadrinhos de mesmo nome elaborada por Daniel Bretas.  Com um total de 56 páginas, a HQ apresenta um conceito narrativo que é distribuído em quatro contos sobre o conflito existencial do indivíduo tecnológico. A exposição é composta por reproduções impressas, desenhos e páginas originais do quadrinho, esboços, fotografias e anotações do roteiro do filme.

A programação confirma a Biblioteca Pública Estadual como um espaço de convergência cultural e aberto ao público de todas as idades. Entre suas atividades, as ações voltadas ao universo da dos quadrinhos vêm ganhado destaque, conforme avalia Alessandra Gino, diretora do local.

“A Biblioteca tem realizado inúmeras atividades envolvendo quadrinhos e com isso vai se firmando como um espaço de referência para os amantes dessa linguagem. O evento vem corroborar as nossas ações e levar mais desse universo ao nosso público” , afirma Alessandra.

Dia do Quadrinho Nacional

Há aproximadamente 35 anos, mais precisamente em 30 de janeiro de 1984, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo instituiu o dia do Quadrinho Nacional. A data faz referência à primeira publicação do gênero lançada em terras brasileiras. Com o título de “As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à corte”, a história, do italiano radicado no Brasil, Angelo Agostini, foi publicada em 1869 na revista Vida Fluminense, da qual o autor era editor.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Oficinas

13h- Como Fazer Quadrinhos sem Ideias

Com Ricardo Tokumoto

15h- Erotismo no Quadrinho

Com Aline Lemos

17h- Como finalizar um projeto?

Com Gabriel Nascimento e João Belo

Local: Área de estudos (Primeiro Andar)

Palestras

14h – Laboratório de Quadrinhos Potenciais

Com Jão e participantes do encontro

15h – Ao Redor da História – Como Divulgar seu Próprio Trabalho

Com Flávia Denise, Raíssa Pena e Helen Murta

16h – Independente X Editora – Qual o melhor caminho?

Com Carol Rossetti e Laura Athayde

17h -Autobiografia e Quadrinho – A Nossa Experiência como Inspiração

Com Aline Lemos, Laura Athayde, Ricardo Tokumoto e Fabiana Signorini

Local: Sala multiuso (segundo andar)

Exposição “Shut Up and Listen! HQ, Cinema e Animação”

Local: Corredor (segundo andar)

Exposição “A Arte do Desenho”

Local: Sala de Cursos (segundo andar)

Serviço:

Dia do Quadrinho Nacional

Data: 27 de janeiro de 2018

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (rua da Bahia, 1889 – Funcionários, Belo Horizonte/MG)

Horário: 10h às 18h

Entrada: gratuita

FONTE: Agência Minas

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -