Dia das Crianças: Cuidado na hora de comprar; veja as dicas

A Serasa Experian dá orientações importantes para os consumidores.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Dia das Crianças: Cuidado na hora de comprar; veja as dicas
Imagem de Виктория Бородинова por Pixabay

O Dia das Crianças, no próximo dia 12, deve representar um aumento de vendas em relação ao ano passado. Os clubes lojistas de várias capitais apontam expectativa de aumento variável entre 5% e 10%. A data, uma das principais para o comércio, marca também o início de um ciclo bastante esperado por todo o setor, que seguirá com a Black Friday e Natal, dois outros eventos de muita relevância para o comércio. Em meio a esse ambiente positivo e clima favorável às compras por parte dos consumidores, criminosos tentam de tudo para captar dados e senhas. Por esse motivo, a Serasa Experian alerta os que irão comprar os presentes pela internet para os cuidados que devem ser tomados.

“É preciso tomar muito cuidado para não cair em golpes e transformar um momento especial numa enorme dor de cabeça”, adverte o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano. À medida que a data vai chegando, começam a aparecer as propagandas e promoções, e o consumidor acaba sendo levado pela emoção. Este é, talvez, o ambiente mais propício para os golpes e tentativas de fraude.

A opção do consumidor por lojas virtuais ajuda a evitar o tumulto de lojas físicas e permite comparações entre preços e produtos. Os criminosos atacam através de phishing, com o envio de e-mails ou SMS falsos, e se valem de clones de lojas conhecidas para enganar as pessoas e captar dados pessoais, do cartão de crédito e de senhas, que podem ser usadas num momento seguinte.

Fique atento a alguns cuidados:  

– Desconfie das superofertas: acesse o site que enviou a promoção e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é checar se o browser exibe um ícone de cadeado fechado. Consulte as informações deste cadeado e confirme se o Certificado Digital emitido é válido e está em nome da loja. Essa checagem também pode ser feita pelo Selo de Segurança que fica normalmente no fim da página.

– Confirme a segurança do link: ao entrar na loja virtual, confira se o endereço digitado inclui a letra S ao lado do HTTP (na exibição, HTTPS). Se tiver, você está em um ambiente seguro e protegido para digitar seus dados.

– Controle seus impulsos: compras que podem parecer muito vantajosas envolvem sempre algum tipo de fraude. Evite o impulso de comprar com base apenas no preço e esteja atento à segurança desta compra.

– Faça valer os seus direitos: a Lei do Consumidor também considera para lojas virtuais, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento à política de troca da loja e ao prazo de entrega, pois a data já está próxima.

– Calcule o valor total da compra: na internet há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. Tome cuidado com isso antes de fechar negócio.

– Atenção nas compras coletivas: escolheu um presente em sites de compra coletiva? Antes de comprar, confira se os descontos anunciados são efetivos e leia todos os detalhes sobre as regras, datas e condições de uso.

– Atenção para os prazos de entrega: é importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Comments System WIDGET PACK

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.