Dia D de vacinação contra pólio e outras doenças será no próximo sábado

Epidemiologia convoca os pais a levarem os filhos às USF; somente 369 crianças foram vacinadas em dez dias de campanha

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

No próximo sábado (17), acontece o Dia D de vacinação contra a poliomielite em todo o país. Em Patos de Minas, as doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde da família, com exceção da USF Várzea e da área rural, no horário das 7h30 às 16h30. O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

A imunização é essencial para manter a poliomielite erradicada no Brasil, por isso preocupa a baixa procura pela vacina no município. Do início da campanha, em 5 de outubro, até hoje, a cobertura vacinal é de apenas 5,42%, enquanto a meta é alcançar 95%. “É um percentual muito pequeno para dez dias de campanha. Temos mais de seis mil crianças na faixa etária indicada, e apenas 369 receberam a dose contra a pólio até agora”, alerta a encarregada de imunização da Vigilância Epidemiológica, Lílian Silva Amorim.

Embora chamada de paralisia infantil, a poliomielite também afeta adultos. Qualquer pessoa não devidamente imunizada contra a doença tem maior risco de contraí-la. Além das crianças, gestantes, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido (como portadores de HIV) estão mais suscetíveis a ter complicação caso contraiam o vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso da infecção registrado no Brasil foi em 1989.

Multivacinação – Juntamente à campanha contra a poliomielite, ocorre a multivacinação, cujo foco são menores de 15 anos que estejam com a caderneta incompleta. Esse grupo também pode procurar as unidades de saúde no próximo sábado para atualizar o esquema vacinal.

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.