Dia D de vacinação contra pólio e outras doenças será no próximo sábado

Epidemiologia convoca os pais a levarem os filhos às USF; somente 369 crianças foram vacinadas em dez dias de campanha

Compartilhe!

No próximo sábado (17), acontece o Dia D de vacinação contra a poliomielite em todo o país. Em Patos de Minas, as doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde da família, com exceção da USF Várzea e da área rural, no horário das 7h30 às 16h30. O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

A imunização é essencial para manter a poliomielite erradicada no Brasil, por isso preocupa a baixa procura pela vacina no município. Do início da campanha, em 5 de outubro, até hoje, a cobertura vacinal é de apenas 5,42%, enquanto a meta é alcançar 95%. “É um percentual muito pequeno para dez dias de campanha. Temos mais de seis mil crianças na faixa etária indicada, e apenas 369 receberam a dose contra a pólio até agora”, alerta a encarregada de imunização da Vigilância Epidemiológica, Lílian Silva Amorim.

Embora chamada de paralisia infantil, a poliomielite também afeta adultos. Qualquer pessoa não devidamente imunizada contra a doença tem maior risco de contraí-la. Além das crianças, gestantes, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido (como portadores de HIV) estão mais suscetíveis a ter complicação caso contraiam o vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso da infecção registrado no Brasil foi em 1989.

Multivacinação – Juntamente à campanha contra a poliomielite, ocorre a multivacinação, cujo foco são menores de 15 anos que estejam com a caderneta incompleta. Esse grupo também pode procurar as unidades de saúde no próximo sábado para atualizar o esquema vacinal.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.