Denúncias de fura-fila suspende vacinação de deficientes visuais em Patos de Minas

Algumas pessoas teriam, supostamente, sido vacinadas com a apresentação de CNH. Prefeitura diz que o uso de óculos para dirigir não configura deficiência.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A Polícia Militar foi acionada no antigo Projeto Saci
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

COVID-19: Na sexta e no sábado (05/06) são vacinadas pessoas com deficiência permanente, maiores de 18 anos. Neste grupo prioritário não é necessário se cadastrar pelo site e nem apresentar laudo médico. Segundo a prefeitura de Patos de Minas é preciso preencher e assinar uma autodeclaração (clique aqui e acesse o modelo) ou apresentar algum documento comprobatório como laudo médico, RG (com indicação de deficiência).

O Patos Notícias apurou que algumas pessoas teriam se vacinado mediante apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com indicativo de obrigatoriedade de uso de óculos. Segundo a prefeitura, o documento que possui valor legal é a autodeclaração e caso haja denúncia a pessoa poderá ser responsabilizada criminalmente. A indicação de óculos na CNH não configura deficiência visual grave.

A prefeitura já recebeu denúncia de uma pessoa que teria supostamente “furado a fila”. O caso é investigado e se comprovado poderá haver a responsabilização criminal.

A vacinação de deficientes visuais foi interrompida por volta das 13:40 de sexta-feira (04). A Secretaria de Saúde apurará as denúncias e retornará com a aplicação na próxima semana.

Pessoas que estavam na fila estão revoltadas com a conduta da prefeitura:

Lidiane Cristine – Cabeleireira

Daniela Ferreira Rosa – Dona de casa

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, concedeu entrevista e explicou a suspensão.

Assista a seguir:

Quem pode se vacinar ?

Portadores de deficiência:

  • FÍSICA: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  • AUDITIVA: indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
  • VISUAL: indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;
  • INTELECTUAL/MENTAL: indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite
    as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Onde e quando ocorre a aplicação?

A aplicação da vacina acontece em formato tradicional e drive-thru no antigo Projeto Saci localizado na Rua Ouro Preto, 777, bairro Várzea, em frente ao Cemitério de Santa Cruz.

Sexta-feira (04/06): 12h às 15h – Iniciais de A a L (exceto deficientes visuais)

Sábado (05/06): 8h às 12h – Iniciais de M a Z (exceto deficientes visuais)

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Triste
04/06/2021 14:28

Entendo a revolta da moça no vídeo, porém não há como jogar a culpa na prefeitura. A vacinação foi suspensa porque pessoas usaram de má fé para conseguir a vacina. Eu mesmo recebi uma mensagem no WhatsApp falando sobre essa vacinação e recebi o áudio de uma pessoa se vangloriando que tinha conseguido a vacina através da CNH. O momento é difícil mas cada um tem que entender em qual grupo se encaixa, porque infelizmente oportunistas aparecem sempre….

A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.