Patos de Minas 

Demora e risco de contágio pela COVID, denunciam usuários da UPA

Prefeitura afirma que equipe de enfermagem foi redobrada, mas ainda há filas.

Compartilhe!

Familiares de um paciente de 69 anos procurou o Patos Notícias para denunciar a demora no atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Jardim Peluzzo em Patos de Minas. O idoso esteve no local na terça e na quarta-feira (11 e 12/01) para se consultar devido a forte gripe.

Apresentando quadro gripal, o idoso chegou na UPA por volta de 20h da noite, acompanhado da filha. Após anunciar a chegada na área de sintomáticos da COVID-19, o exame foi feito meia hora depois. Durante este tempo, ficou sentado numa sala fechada com diversas outras pessoas, que aguardavam o mesmo teste.

Sala para aguardar por exame de COVID-19.

Com resultado negativo, o idoso, que estava fraco e com dificuldade de caminhar, foi levado para o atendimento normal da UPA. Ao procurar a recepcionista, ela informou que o idoso seria chamado pelo nome. Após cerca de 40 minutos, o pessoal da triagem chamou pelo próximo, sem citar nomes. Daí foi possível a filha visualizar que não estariam chamando pelo nome como foi dito pela recepcionista, mas por ordem de chegada. Por volta de 22h, o idoso passou pela triagem.

Devido ao protocolo de classificação de risco (Protocolo Manchester), o idoso foi atendido rapidamente, passou por exames e pediram para que retornasse após às 07h da manhã do dia seguinte. Ele deixou a unidade de saúde por volta de 23h.

Ao retornar pela manhã, nova espera. A triagem demorou cerca de duas horas para ser feita. Novamente, o chamado pelo médico foi rápido. Cerca de 20 minutos após a triagem, ele já passava pelo atendimento médico. Recebeu a receita e retornou para casa.

A filha disse ainda que durante a noite e a manhã, outras pessoas com situação mais grave, teriam ameaçado chamar a polícia devido a desorganização no atendimento. Além disso, ela questiona que não há nenhuma forma de manter o isolamento social por conta da COVID-19, já que o espaço é pequeno e não há nenhuma sinalização. A fila para realização de exames de COVID-19 estava grande pela manhã.

Questionada pelo Patos Notícias, a Prefeitura de Patos de Minas respondeu através de nota:

Sobre a fila de pacientes formada na UPA nesta quarta-feira (12/1), a Secretaria de Saúde informa que a equipe de enfermagem já foi redobrada, mas ainda assim são muitos atendimentos. O distanciamento entre as pessoas deve ser observado e respeitado por cada um que aguarda.

Vale destacar que a UPA é destinada a pessoas com sintomas respiratórios moderados e graves, devendo os sintomáticos leves procurar a USF de referência. Outra observação importante é que os testes rápidos são realizados do terceiro ao oitavo dia de sintomas, para obter resultado confiável.

Leia também:

Patos de Minas tem novo paciente grave e mais 223 casos de COVID-19

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.