Defesa Civil Estadual oferece capacitação para enfrentamento a desastres naturais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Crédito: Divulgação/Cedec

O Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio de sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), realiza, até a próxima quinta-feira (30/11), a Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas.

- Continua depois da publicidade -

O evento iniciado nesta terça-feira (28/11) ocorre no município de Leopoldina, no Território Mata, na sede da Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviço (ACIL).

Participam das aulas profissionais de diferentes órgãos do poder público ou privado da região, para o recebimento de orientações sobre estratégias de prevenção. O propósito é que, ao final da capacitação, todos estejam aptos a atuar como multiplicadores do conhecimento em suas respectivas regiões.

“Esta é uma ação de multiplicação que, por meio do Estado em Rede, visa fortalecer todo o sistema de defesa civil na região. Neste momento, estamos treinando profissionais e voluntários do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpec)”, afirmou o diretor de ensino da Cedec, o capitão PM João Luiz da Matta Felisberto.

A capacitação tem como objetivo promover a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres como enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, seca, entre outros. Dessa forma, o curso fornece meios de articulação e esforços aos agentes de defesa civil, para que estes atuem com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, além de propriedades e o meio ambiente.

Segundo a servidora, Larissa Carolina Vieira de Freitas, que também é uma das instrutoras, a troca de experiências promovida pela capacitação é primordial para a qualificação dos serviços prestados à população. “Defesa civil é prevenção. É fundamental o preparo para realizar o nosso papel, que é atender as pessoas necessitadas”, disse.

Capacitação

A capacitação visa transmitir conhecimento para garantir a organização e funcionamento de uma Coordenadoria Municipal Proteção e Defesa Civil (Compdec) e capacitar os agentes e técnicos municipais para realizar atividades integradas ao Sistema Estadual e Nacional de Defesa Civil.

Participam do curso integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), bombeiros civis, voluntários, representantes da empresa mineradora Votorantim e coordenadorias municipais de Proteção e Defesa civil dos seguintes municípios: Abre Campo, Além Paraíba, Araponga, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Leopoldina, Miraí, Muriaé, Pirapetinga, Recreio, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre, Soledade de Minas e Volta Grande. 

Além disso, também estão envolvidos no treinamento a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Guarda Municipal de Itatiaiuçu, Depósito Regional de Teófilo Otoni, Gerência Regional de Saúde (GRS) de Diamantina (SES), Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo, voluntários e representantes municipais de Arantina, Belo Horizonte, Campanário, Capitão Andrade, Delfinópolis, Funilândia, Piracema, Resplendor,  São Lourenço e Vespasiano.

A abertura da capacitação contou com a presença: do comandante da 4ª Região de Polícia Militar, coronel PM Alexandre Nocelli; do comandante da 6ª Companhia Independente, tenente coronel PM Giovani do Carmo Ramos; do diretor de ensino da Cedec, capitão PM João Luiz da Matta Felisberto; do comandante do 4º Pelotão de Bombeiros em Leopoldina, 2º tenente Guilherme Cantelle Lopes Paiva; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Carlos Matos; do vereador no município de Leopoldina, José Augusto Cabral; e da representante da Feam, Morjana dos Anjos.

Iniciativa

A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.

Para conhecer mais sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU acesse este link.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -