Uma moradora do bairro Boa Vista em Patos de Minas teve uma surpresa desagradável na manhã desta quinta-feira (21/04). Ela aproveitou o feriado para lavar roupas, contudo ao abrir a torneira percebeu que a água estava suja (coloração de barro).
A torneira em questão é ligada numa caixa d’água cujo fornecimento é feito pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). Outros vizinhos da moradora relataram o problema.
Assista ao vídeo:
Com a água suja, a moradora não conseguiu lavar as roupas. Ela tentou entrar em contato com a COPASA, através do 115, contudo não teve sucesso. Uma vizinha, no entanto, conseguiu conversar com um atendente.
Durante a tarde (21), um funcionário da COPASA compareceu ao endereço e verificou o fornecimento de água. Naquele instante a água já havia limpado, contudo a caixa d’água da consumidora continuava suja. Questionado, o funcionário não soube explicar o motivo da água suja e citou que possivelmente aconteceu um vazamento ou reparo na rede subterrânea.
Indignada, a consumidora disse, ao Patos Notícias, que o poder público deve tomar uma atitude imediata a respeito da COPASA. Episódios como este, de água suja, se sumam a reclamações de falta d’água e de descarte irregular de esgoto.
Procurada pelo Patos Notícias, a COPASA se manifestou por nota e informou que a coloração da água é fruto do “acúmulo de partículas minerais nas paredes internas da tubulação, durante manutenção na rede de distribuição”. Leia a íntegra:
A Copasa informa que, nesta quinta-feira (21/04), o abastecimento ocorre normalmente na rua Florianópolis, bairro Boa Vista, em Patos de Minas.
A companhia esclarece que a alteração na cor da água foi provocada pelo acúmulo de partículas minerais nas paredes internas da tubulação, durante manutenção na rede de distribuição executada na quarta-feira (20/04). A situação foi normalizada após descargas para limpeza da rede de abastecimento.
A companhia orienta que, para maior agilidade no atendimento dos serviços, os clientes devem entrar em contato com a empresa ou registrar as ocorrências nos canais de relacionamento: http://www.copasa.com.br, aplicativo Copasa Digital, central de atendimento telefônico no número 115, gratuitamente, 24h por dia. Também está disponível o WhatsApp (31) 9 9770 – 7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Em 7 de março, o prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), nomeou uma comissão para analisar o contrato celebrado entre a COPASA e a prefeitura municipal em 2008. O contrato tem vigência até 2038, contudo o prefeito sinalizou a intenção de rescindir o contrato, mas ressaltou que o processo poderá ser judicializado e demorado.
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